Turismo

Reino Unido cria roteiro Football is Great para turistas aficionados por futebol

Carolina Werneck
24/03/2018 17:47
Thumbnail

Etihad Stadium, casa do Manchester City, em Manchester, faz parte do roteiro. Foto: Divulgação | VisitEngland

Era 1863 quando representantes de 12 clubes ingleses se reuniram em uma taverna de Londres para delinear o que se tornaria um dos esportes mais populares do mundo, o futebol. Desde então a Inglaterra exportou o jogo para uma série de países, desenvolveu uma das ligas mais disputadas do mundo e construiu alguns dos estádios mais suntuosos.
A profunda conexão dos ingleses com o futebol inspirou a campanha “Football is Great” – ou “Futebol é Demais”, em tradução livre. Criada pelo Visit Britain, órgão oficial de turismo da Grã Bretanha, a campanha é uma forma de incentivar o turismo relacionado ao esporte no país.
“Como no Brasil, hoje, o futebol é um modo de vida e poderia ser descrito como uma religião. Existe um forte vínculo cultural que o Brasil e a Grã Bretanha compartilham com seu amor pelo futebol”, diz Malcolm Griffiths, diretor da Visit Britain no Brasil.
Old Trafford Football Stadium, estádio do Manchester United, em Manchester. Foto: Divulgação
Old Trafford Football Stadium, estádio do Manchester United, em Manchester. Foto: Divulgação
Faz parte da “Football is Great” um pacote especialmente desenvolvido para levar os turistas a três cidades ligadas ao futebol. São seis noites entre Londres, Manchester e Liverpool. O roteiro inclui ingresso para uma partida da Premier League no Etihad Stadium, do Manchester City. Também fazem parte do pacote um tour pelo museu e pelo estádio Old Trafford, do Manchester United. Em Londres, os turistas participam de um tour e um almoço no Stamford Bridge, do Chelsea. Já em Liverpool, como não poderia deixar de ser, há entrada para o Beatles Story, exposição dedicada à banda dos músicos da cidade.
Quem preparou e coordena todo o roteiro é a Abreu, agência de turismo portuguesa fundada em 1840. O pacote custa a partir de R$ 4336 por pessoa. Além dos passeios já descritos, estão incluídos o café da manhã de todos os dias, e as viagens de trem entre as cidades em primeira classe. Passagens aéreas até o Reino Unido não fazem parte da oferta.
Turista tira uma foto na parte interna do Old Trafford Stadium, estádio do Manchester United. Foto: Divulgação
Turista tira uma foto na parte interna do Old Trafford Stadium, estádio do Manchester United. Foto: Divulgação

Mais futebol

“O benefício de reservar esse pacote versus reservar itens separadamente é a capacidade de obter ingressos para um jogo de futebol do Manchester City. Também, a Abreu pode conseguir ingressos para outros jogos de futebol da Premier League”, explica Griffiths. Mas também é possível visitar lugares icônicos do futebol de forma avulsa. Muitos dos tours em estádios e outras atrações estão disponíveis na loja do Visit Britain.
Atualmente a Premier League tem 20 clubes em sua divisão principal. Todas as informações sobre cada um deles podem ser acessadas por meio do site da campanha. Griffiths dá dicas para quem quiser montar seu próprio roteiro. “Os mais interessantes para turismo são os times de Liverpool (Liverpool F.C. e Everton F.C.), de Londres (Arsenal, Chelsea, Crystal Palace e Tottenham Hotspur) e de Manchester (Manchester City e Manchester United). Também [os times] Brighton $ Hove e Newcastle oferecem bons destinos para novas experiências.”
Beatles Story,  exposição sobre os Beatles em Liverpool. Foto: Divulgação
Beatles Story, exposição sobre os Beatles em Liverpool. Foto: Divulgação
Além dos clubes badalados, está na Inglaterra o time de futebol mais antigo do mundo, por exemplo. O Sheffield Football Club foi fundado em 1857 em Sheffield, a cerca de 270 km de Londres. Para Griffiths, a campanha “Football is Great” não é apenas para os apaixonados pelo esporte. Ela é para “brasileiros procurando um caminho único para a cultura britânica”. A ideia é, também, incentivar o turismo em outras cidades além de Londres.
LEIA TAMBÉM: