Turismo

De passagens às diferenças culturais; o que é preciso saber antes de viajar à Europa

Carol Sottili , The Washington Post
07/05/2018 17:00
Thumbnail

Turistas em frente ao The National Gallery, em Londres: cidade é o destino central para quem quer conhecer outros países com facilidade. Foto: Isadora Rupp/Gazeta do Povo.

Planejar uma viagem para a Europa pode ser assustador para o viajante novato. O The Washington Post vasculhou dúvidas de leitores para dar exemplos representativos das perguntas mais frequentes e dar a elas nossas respostas.

Confira as questões mais recorrentes:

Eu nunca visitei a Europa, mas quero visitar e separei dez dias de férias para esse objetivo. Alguns dos meus amigos mais viajados disseram que eu devo passar todo esse tempo conhecendo apenas um lugar ou região, enquanto outros dizem que é tempo o bastante para experimentar vários lugares diferentes. O que vocês acham?

Big Ben está há 157 anos trabalhando quase de forma ininterrupta (Foto: Bigstock)
Big Ben está há 157 anos trabalhando quase de forma ininterrupta (Foto: Bigstock)
Se esta for a única vez em que você vai cruzar o Atlântico, vá a alguns lugares que sempre estiveram na sua lista de desejos. Londres é um dos destinos mais fáceis para a maioria, com muitos voos diretos. De lá, pegue o trem Eurostar para Paris, uma cidade que todos deveriam visitar pelo menos uma vez. Incluir uma terceira cidade é questão de gosto — Amsterdã é uma boa pedida, um percurso de três horas e meia a partir de Paris com o trem de alta velocidade Thalys. Todas essas cidades são ótimas para andar a pé e oferecem bom transporte público, então não haverá estresse dirigindo carros alugados em territórios desconhecidos.
Se esta é só a primeira de muitas viagens futuras à Europa, faz sentido aprofundar-se em um só país.
A Itália seria a minha escolha, uma vez que oferece tantas experiências diferentes. Roma, Florença e Veneza são as principais cidades para uma primeira viagem. Pegue um voo para Veneza, pegue um trem da Trenitalia para Florença e Roma, depois outro voo de volta para casa a partir de Roma. De Florença, adicione uma viagem de um dia pelos campos da Toscana. De Veneza, visite as Dolomitas (Alpes Italianos).

Qual a melhor forma de pagar o hotel, as refeições, o transporte, etc. durante minha viagem à Europa? Devo confiar em um cartão de crédito? Sacar dinheiro em caixas eletrônicos? Eu preciso comprar euros e, se sim, devo fazer isso antes de viajar ou esperar até que chegue lá?

É bom ter alguns euros (ou a moeda corrente do país que estou visitando) no bolso quando chegar ao aeroporto, apenas em caso de precisar de uma xícara de café ou quiser pegar um táxi sem ter que passar por um caixa eletrônico. Mas esperar até chegar à Europa também funciona. Use um cartão de débito em vez de um cartão de crédito para evitar taxas e use caixas eletrônicos associados com um banco. Evite casas de câmbio, que vão custar mais caro.
Foto: Hans Ripa/Unsplash.
Foto: Hans Ripa/Unsplash.
Pague pela maior parte dos itens maiores, como os hotéis, com um cartão de crédito. Visa e MasterCard são os mais amplamente aceitos. Muitos restaurantes e lojas menores e até alguns hotéis rurais europeus eventualmente não vão aceitar cartões de crédito, então tenha dinheiro à mão para esses casos.
Antes de partir, informe sua empresa de cartão de crédito sobre seus planos de viagem, de modo que seus cartões não sejam bloqueados. Pergunte se usar seu cartão de crédito vai te trazer taxas de transação no exterior. Alguns não têm taxa alguma.

Eu sei que quero estar em uma excursão guiada durante minha primeira viagem à Europa, mas como escolho a melhor?

Perguntar a amigos e familiares é um bom começo. Para alguns viajantes, um tour com um grupo menor que custa mais, mas explora lugares menos conhecidos, é a melhor escolha. Para outros, uma viagem com bom preço em um ônibus que visita todos os principais pontos turísticos faz mais sentido. Decida os parâmetros incluindo o orçamento, duração da viagem, destino, estilo, idade do grupo, etc.
Foto: Yannis Papanastasopoulos/Unsplash.
Foto: Yannis Papanastasopoulos/Unsplash.
Saiba o que está incluído no preço antes de escolher, uma vez que os extras podem terminar custando muito caro. Cafés da manhã, por exemplo, estão normalmente incluídos, mas almoços e jantares em geral são extras. Visitas guiadas às vezes são opcionais, com custos adicionais. Transfers dos aeroportos e dicas podem ser cobrados. Se a tarifa aérea estiver incluída, compare-a à taxa vigente para ter certeza de que é um bom preço.

Como eu consigo a melhor passagem aérea?

Conseguir a passagem mais barata depende principalmente da flexibilidade. Você está disposto a comprar voos com escalas que podem incluir longas esperas? Viagens fora da temporada são uma possibilidade? Você fica satisfeito com um bilhete básico na classe econômica, que provavelmente significa ficar com um assento no meio escolhido no aeroporto e levar uma bagagem de mão que caiba embaixo da poltrona? Decolar de um aeroporto um pouco mais distante é uma opção? Voar no meio da semana é uma opção?
Muitos estudos têm sido feitos sobre os melhores dias ou o período de antecedência ideal para comprar passagens, mas em geral eles se contradizem. Uma vez que suas datas estiverem definidas, comece a pesquisar em sites e aplicativos especializados, e compre assim que encontrar um bom preço. E se você pensa que as companhias aéreas estão te observando – um tópico muito discutido – delete os cookies do navegador sempre que fizer uma pesquisa.
Olhe diretamente nos sites das companhias aéreas e compare preços. Mas adicione os extras, como bagagens despachadas e marcação antecipada de assentos, antes de comprar a passagem.

Quero fazer uma viagem à Europa, mas detesto o jet lag. Alguma dica?

Resposta: Em relação ao Brasil, o horário não muda tanto: são quatro horas de antecedência em média e é fácil de se acostumar. Se você tem tempo e está disposto a passar pelo menos uma noite em Londres, tente chegar ao aeroporto de Heathrow no início da noite.Pegue algo para comer, fique em um hotel no aeroporto e um voo no dia seguinte para seu destino final. Melhor ainda, fique um ou dois dias em Londres. Essa estratégia consome tempo, mas, de qualquer jeito, aquele primeiro dia de passeios com jet lag é sempre um borrão depois de passar a noite voando.
Outra forma de diminuir o jet lag é pegar um voo o mais tarde possível. Coma antes de embarcar, pegue um assento na janela, diga ao comissário que você não vai precisar de nada, coloque tapa-olhos, use um travesseiro de pescoço e durma. De novo, você vai perder algum tempo de passeio, então é como manter um cronograma normal.
Seja qual for o horário do seu voo, tome muita água e evite o álcool.

Cruzeiros são uma boa forma de conhecer a Europa? E como eu escolho o cruzeiro certo?

Os cruzeiros são uma boa alternativa para aqueles que querem visitar muitos lugares sem trocar o local de hospedagem, e para quem fica tão feliz em visitar cidades menores quanto em conhecer as grandes cidades. Mas “cruzeiro” é um termo amplo, que pode significar desde uma barcaça com quatro pessoas percorrendo os canais da França até um navio com cinco mil passageiros navegando no Mediterrâneo.
Cruzeiros oceânicos normalmente são feitos em barcos maiores, com itinerários que incluem o oeste do Mediterrâneo (em geral Espanha e Itália), o leste do Mediterrâneo (Itália, Grécia, Croácia), os Bálticos (Rússia e Escandinávia) e as Ilhas Britânicas. Quase todas as principais linhas oceânicas, das básicas às luxuosas, oferecem itinerários europeus.
Cruzeiros em rios se espalharam por todos os fluxos de água navegáveis da Europa. Os barcos são menores e mais íntimos e as rotas muitas vezes incluem paradas em pequenas cidades e vilarejos. A maior parte desses cruzeiros são relativamente caros, mas passeios guiados, vinho e drinques com o jantar estão normalmente incluídos. O público é em geral mais velho e bem educado.

Eu amo explorar por conta própria, e a única forma de chegar a lugares inóspitos na Inglaterra e na Irlanda que consigo imaginar é dirigindo. Mas estou preocupado quanto a dirigir do outro lado da estrada. É realmente tão difícil assim? E eu preciso pagar por um seguro?

Se você está nervoso quanto a dirigir do outro lado da estrada, alugue um carro automático. Vai custar mais que os carros manuais, que são mais comuns na Europa, mas vai te proporcionar uma coisa a menos com que se preocupar. Pague pelo sistema GPS, especialmente se estiver sozinho. Também prefira um automóvel pequeno, já que as estradas são apertadas, especialmente nas áreas rurais. Familiarize-se com o carro antes de começar a viagem.
Planeje a viagem para evitar dirigir em grandes cidades e tente evitar dirigir à noite, pelo menos no começo. Procure por pedestres à direita e preste especial atenção em rotatórias e quando sair de estacionamentos.
A maioria dos contratos de aluguel de carros incluem seguro de responsabilidade civil, mas adquira um seguro adicional contra colisões e danos direto com a companhia de aluguel ou como parte de um seguro contra terceiros. Seguros que cobrem roubos normalmente são vendido à parte. Verifique com sua empresa de cartão de crédito antes de contratar seguros e leia o contrato antes de contratar qualquer apólice. A Autoeurope oferece um guia informativo de aluguel de carros.

Passes de turismo ou bilhetes individuais? E devo comprar meus bilhetes de trem antes de chegar ou é melhor esperar até estar no destino?

Passes de turismo, que são bons para alguns períodos de tempo, precisam ser comprados com antecedência via internet em sites como o Eurail ou Rail Europe. Os passes turísticos podem funcionar para quem está viajando por muitos países diferentes em períodos longos de tempo ou para pessoas menores de 28 anos. Mas para a maioria dos viajantes, bilhetes de ponto a ponto fazem mais sentido, financeiramente.
Comprar antes da partida pode te ajudar a encontrar descontos, especialmente se a viagem for planejada. Em outras palavras, se precisar ir de Viena a Innsbruck, ambas na Áustria, em uma data específica, compre com antecedência. Se estiver viajando em rotas populares de trens de alta velocidade durante a alta temporada, tais como a Eurostar, a TGV ou a Thalys, compre com antecedência. Mas se a espontaneidade é parte da experiência, é muito simples comprar o bilhete no mesmo dia da viagem para várias rotas.
Comprar diretamente nos sites das operadoras ferroviárias, alguns com conteúdo em português, pode ser mais difícil que comprar em um site terceirizado baseado no Brasil, mas é em geral mais barato. Bilhetes de uma cidade a outra muitas vezes não incluem reservas de assentos, que são cobradas à parte. Mais uma vez, é melhor comprar em rotas populares.

Ouvi dizer que ninguém dá gorjeta na Europa. É verdade?

Resposta: Não exatamente. Em um restaurante, é costume deixar uma pequena gorjeta de mais ou menos 5%. Uma gorjeta de 10% é considerada generosa. Taxas de serviço são normalmente incluídas na conta, então não há necessidade de pagar mais 20% sobre esse valor. Use dinheiro para as gorjetas.
Para porteiros de hotel, guias turísticos e outros prestadores de serviço, um euro (ou dois se o tour for excepcionalmente bom) por pessoa é o bastante.

Eu preciso permanecer em contato com as pessoas que ficaram em casa quando estiver viajando. Qual o melhor jeito de fazer isso? Eu gostaria de ter acesso a um telefone com mensagens de texto e de voz que não custe uma fortuna.

O jeito mais simples é usar seu próprio telefone depois de comprar um plano internacional com sua operadora. Comprar um chip europeu é outra opção se seu celular for desbloqueado e pode sair mais barato, mas nem sempre é conveniente. Na chegada, você vai ter que localizar um ponto de venda. O chip vai incluir um novo número de telefone europeu, então as chamadas para seu número original irão direto para a caixa postal. As regras europeias determinam que os chips funcionem em todos os países da União Europeia, mas se você for viajar para fora dela pode precisar comprar chips locais.
Viajantes com experiência em tecnologia que querem continuar conectados enquanto economizam podem simplesmente usar o wi-fi grátis e aplicativos e softwares como o Whatsapp, o iMessage da Apple, o Google Hangouts, o Skype e o Viber. Para garantir que cobranças por dados não serão feitas, coloque o telefone em modo avião quando ele não estiver sendo usado. Ou vá às configurações e desligue os dados móveis. Não se esqueça de desligar os aplicativos de segundo plano.
* Carol Sottili é ex-repórter de turismo do Washington Post, especializada em planejamento de viagem.

LEIA TAMBÉM: