Turismo

Scanner corporal e revista aleatória de mala são algumas das novidades em voos nacionais a partir desta segunda (18)

Das Agências
17/07/2016 15:53
Thumbnail
A partir desta segunda-feira (18), os passageiros de voos nacionais serão submetidos a vários procedimentos de inspeção, como a verificação de bagagens e a revista de passageiros para acesso às áreas de embarque, pista e aeronaves.
De acordo com anúncio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o reforço nos procedimentos de segurança não está ligado aos Jogos Olímpicos ou a qualquer outro fator externo. “As medidas estão sendo adotadas em função da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, necessária para a melhoria contínua da segurança do transporte aéreo a todos os passageiros”, explica a agência.
Além da passagem pelo pórtico que identifica possíveis objetos proibidos, os passageiros poderão ser sujeitos a passagem pelo scanner corporal ou revista física aleatória. Neste caso, o passageiro poderá ser revistado por um agente de proteção da aviação civil do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raio X.
As crianças não ficarão de fora da inspeção. Contudo, a agência afirma que “a idade mínima é uma informação reservada por questões de segurança.” Os passageiros com necessidade de assistência especial também serão inspecionados.
LEIA TAMBÉM

A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha. Se o passageiro se recusar a ser submetido à revista física, poderá ser proibido de entrar na área de embarque.
A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão será obrigatória na passagem pelo raio X para voos domésticos. A Anac explica que a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.
A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir a bagagens de mão para inspeção pelos agentes. Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, poderá ser impedido de entrar na área de embarque.
A Anac recomenda aos passageiros que se apresentem com 1h30 de antecedência do horário da partida do voo (nacional).