Turismo

Viaje para dois lugares pelo preço de um com o stopover

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
05/10/2017 12:50
Thumbnail

Para comprar passagens baratas, é preciso planejar com antecedência. Foto: Visualhunt

Em uma viagem para a Colômbia, o consultor de tecnologia da informação Daniel Andrade descobriu uma nova maneira de comprar e usar passagens aéreas. Como teria que ficar um dia em Bogotá, para realizar uma conexão, conversou com a companhia aérea e descobriu que poderia permanecer até três dias na cidade.
Aproveitou o tempo extra para conhecer o local e, desde então, as paradas estendidas — conhecidas como stopovers — já fazem parte do planejamento dos seus roteiros turísticos.
“Acabou se tornando uma maneira de conhecer mais de um lugar na mesma viagem e pagando o mesmo preço. Já consegui conhecer três locais com uma mesma passagem aérea; meu destino final era Cuba, na ida parei no Panamá e na volta no Peru”, ressalta o brasiliense.
Como funciona?
Em viagens internacionais, as companhias aéreas podem oferecer ao passageiro a opção de estender o tempo na conexão além das 24 horas normais e ficar alguns dias na cidade, antes de embarcar novamente para o destino final. O melhor: sem pagar a mais por isso.
A dica do Daniel é comprar as passagens aéreas pelo canal telefônico das companhias, pois assim fica mais fácil descobrir todas as opções de paradas disponíveis.

Confira companhias aéreas que oferecem o serviço saindo do Brasil:

TAP
A empresa oferece stopover para voos de média e longa duração ou se o destino final da viagem for os Açores, ilha da Madeira ou Algarve (todos em Portugal). A parada pode durar entre uma e cinco noites em Lisboa ou em Porto. O serviço pode ser utilizado na ida ou na volta. A reserva pode ser feita diretamente no site da companhia.
Além da gratuidade na parada nas duas cidades, os clientes que usarem o serviço ganham descontos exclusivos na reserva de hotel e uma garrafa de vinho nos restaurantes parceiros.
Todas as informações através do site da empresa.

* * *

KLM
A KLM oferece paradas gratuitas em conexões em Amsterdã nas compras realizadas pelo site. É possível usar o serviço na ida e na volta em voos saindo do Brasil, seja qual for a classe de reserva. Cada passagem dá direito a uma parada na ida e uma na volta. As taxas aeroportuárias podem ser cobradas.
Todas as informações através do site da empresa.

* * *

Azul
Para as viagens partindo do Brasil com destino aos Estados Unidos, é permitida a parada em Fort Lauderdale ou Orlando. Já nas viagens partindo do Brasil com destino a Europa, é permitida a parada em Lisboa. Para viagens domésticas, não é permitido parada adicional.
Na hora de comprar a passagem, o cliente deve colocar os dias corretos em que pretende fazer as viagens, assim o sistema automaticamente irá precificar sem cobrar a parada estendida.
A parada pode ser feita apenas na ida ou na volta ou em ambos. O tempo máximo de extensão da conexão é de sete dias.

* * *

Latam

A empresa oferece o stopover exclusivamente nos voos internacionais. De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa da companhia, há casos em que o stopover é gratuito e outros em que é pago.
O cliente que quiser utilizar o serviço pode consultar a opção através da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, disponível nos telefones 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil), ou diretamente em uma agência de viagens.

* * *

Air Europa
A empresa considera stopover a parada programada de mais de 24 horas em Madri entre a origem e o destino da viagem. A maioria das tarifas públicas permitem uma parada gratuita no momento da emissão do bilhete, havendo diferença apenas no valor das taxas (nessas tarifas, mais de um stopover pode ter custo adicional).
Os passageiros normalmente ficam de dois a três dias no local, segundo informações da assessoria de imprensa da companhia. No entanto, algumas tarifas podem não permitir o stopover.
Todos os detalhes e condições devem ser consultados diretamente com a Air Europa ou com um agente de viagens antes da emissão dos bilhetes.
A reserva com o stopover só pode ser realizada através de uma das lojas da Air Europa ou Call Center da companhia. Não é possível reservar voos com a parada através do site.

* * *

Outras companhias aéreas
A companhia aérea Emirates oferece uma parada em Dubai, a Etihad Airways em Abu Dhabi, a Qatar Airways em Doha e a Air France em Paris. A reportagem tentou entrar em contato com as empresas, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.

LEIA TAMBÉM: