Turismo

Turismo rural em Portugal: muito o que fazer além de Lisboa e Porto

Redação
27/03/2018 16:15
Thumbnail

Hotéis das áreas rurais de Portugal estão lançando campanha para promover o turismo no interior do país. Foto: Divulgação | Joao Morgado

Vinhedos que se estendem por longos campos abertos. Fincas que carregam histórias seculares de relações familiares e com a terra. Rios que serpenteiam pelas paisagens milenares. Tudo isso está à disposição de quem se deixa levar pelas áreas rurais de Portugal. E, para incentivar esse tipo de turismo, a Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP) está lançando a campanha Portuguese Rural Experiences 360º.
Eleito o melhor destino turístico do mundo em 2017 pelo World Travel Awards, o país atrai um número cada vez maior de turistas. No ano passado, o número de brasileiros visitando a “terrinha” cresceu 39% em relação a 2016. Foi um recorde. Mas a maior parte desses muitos visitantes ainda se concentra nas cidades mais conhecidas, como Lisboa, Porto e Fátima. Daí a ideia da campanha.
Quinta dos Machados, em Mafra, Portugal. Foto: Manuel Salvado/Divulgação
Quinta dos Machados, em Mafra, Portugal. Foto: Manuel Salvado/Divulgação
“Alguns desses lugares são verdadeiros santuários que se conservam intactos desde o início dos tempos. A longa história de Portugal reflete-se numa cultura particular que resulta do encontro de muitos povos que por aqui se estabeleceram”, avalia Cândido Mendes, presidente da AHRP. De acordo com a associação, estão disponíveis mais de 40 unidades hoteleiras de essência rural.

Roteiros para todo gosto

Para cobrir a vasta cultura portuguesa, foram definidos roteiros que compreendessem quatro pilares do turismo no país. Assim, os viajantes podem optar por rotas que tenham como foco o patrimônio, a gastronomia e os vinhos, a cultura ou as paisagens. Mendes explica que estarão disponíveis roteiros para cada um desses pilares. No entanto esses roteiros serão “integrados, proporcionando ao turista a vivência das tradições, da gastronomia, da história e da cultura dos territórios rurais de Portugal.”
Vinhedos são atrativos das áreas rurais do país. Foto: Divulgação
Vinhedos são atrativos das áreas rurais do país. Foto: Divulgação
De acordo com o presidente da AHRP, quem escolhe esse tipo de viagem normalmente tem certo grau de consciência ecológica e apego à natureza. “São, regra geral, pessoas que pretendem interagir com os territórios e com as suas gentes, vivenciando e absorvendo os usos, costumes e as tradições dos locais que visitam.” Roteiros pelo interior do país proporcionam experiências mais próximas ao cotidiano local.
Na terrinha, ainda mais, essas experiências são fundamentais para carimbar o passaporte de verdade. Mendes enumera que, além das paisagens “fantásticas e muito bem preservadas”, o país tem quase 900 anos de história. A flora e a fauna são muito ricas e as inúmeras vinícolas completam os horizontes e contribuem para a culinária única que foi desenvolvida no país.
Também fazem parte dos roteiros o arquipélago dos Açores e a Ilha da Madeira, territórios portugueses “além-mar”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte de riquezas

Em franco crescimento, o turismo rural em Portugal movimentou € 50 milhões (cerca de R$ 204 milhões) em 2016. Foi registrado 1,5 milhão de pernoites naquele ano. Segundo a AHRP, as localidades de turismo rural incluem turismo de habitação, agroturismo, casas de campo e hotéis rurais.
LEIA TAMBÉM: