Turismo

Suposta aparição de OVNIs movimenta turismo em cidade brasileira

Redação, colaborou Matheus Nascimento
21/10/2017 13:58
Thumbnail

Praia da Barra do Una, em Peruíbe, no litoral paulista, faz parte do roteiro ufológico. Foto: Reprodução/Prefeitura de Peruíbe.

Não são poucas as histórias de aparições de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) em cidades brasileiras. O caso mais emblemático é o de Varginha, em Minas Gerais, que em 1996 teria recebido “visitantes” extraterrestres. Mas é em uma cidade do litoral de São Paulo que os possíveis companheiros de universo se tornaram foco de uma atração turística: Peruíbe tem um roteiro turístico ufológico oficial, instituído pela prefeitura municipal.
O passeio começou a ser feito nos anos 2000, quando as autoridades locais e pessoas interessadas no assunto perceberam que o município registrava uma grande quantidade de supostas aparições de OVNIs, o que motivava eventos como congressos ufológicos. “Nos veio a ideia: se as pessoas normalmente pagam por um roteiro turístico, os interessados [em ufologia] pagariam por um roteiro ufológico”, conta o secretário de turismo de Peruíbe, Eduardo Ribas.
O interesse pelo roteiro varia ao longo do ano. Ribas relata que ele cresce em duas situações: quando os congressos anuais de ufologia são realizados na cidade e também quando aparições e pousos (ou a suspeita de) acontecem. A mais recente foi no último dia 7, em um bairro novo da cidade, ainda sem muitas casas, e só foi divulgada nesta sexta (20).
Um dos investigadores de ufologia que está trabalhando no caso, Marco Aurélio Leal conta que moradores encontraram uma parte da vegetação da região “amassada, como se fosse por um vento”, tiraram fotos e postaram na internet. As imagens foram vistas por um investigador que vive na cidade, e ele contatou os colegas, que são de vários lugares do Brasil. Uma análise de laboratório teria apontado que as plantas foram submetidas a uma temperatura de 100°C.
O local do suposto pouso deve se tornar parte do roteiro em breve. Foto: Divulgação.
O local do suposto pouso deve se tornar parte do roteiro em breve. Foto: Divulgação.
“Este é o segundo caso [de pouso] que acontece aqui em Peruíbe, o primeiro foi em 2008. Estamos indo com calma, não queremos nos precipitar”, relata Leal. Ele conta que um senhor, que vive próximo de uma área de floresta, ouviu “gritos desesperadores”, que não seriam nem de animais e nem de pessoas.
Segundo Marco Aurélio e sua equipe, que ajudaram a criar o roteiro turístico, já passam de 300 os casos de pousos e avistamentos de OVNIs na cidade. Não se sabe o que poderia motivar tantas aparições, mas uma das hipóteses levantadas pelo grupo é de que a composição geológica da região ajudaria a puxar o número para cima.
“Uma cápsula de urânio para uma usina nuclear precisa de 1000 kg de urânio em condições normais, mas com o urânio daqui de Peruíbe, precisaria de apenas 100 kg”, conta Saga Susselinton, que também investiga o caso do último pouso. O local, que fica no bairro Balneário São João Batista 3, deve ser incluído no roteiro turístico em breve, uma vez que todos os pontos do passeio tiveram alguma atividade ufológica registrada.
O pesquisador de ufologia e editor da revista especializada UFO Ademar José Gevaerd diz que não existe outro roteiro semelhante no Brasil, pelo menos não tão bem sistematizado. “Em Varginha a aparição foi há 22 anos, mas não tem nada. [as autoridades] Não têm visão”, diz ele, que vive em Curitiba e ajuda a promover eventos sobre ufologia em todo o Brasil. No Paraná, ele lembra, foram registradas duas aparições, em 2015 e 2016, ambas na cidade de Prudentópolis, a 205 km de Curitiba.
O roteiro
Quem se interessar em fazer o passeio nos locais onde houve relatos de aparições pode procurar agências de turismo de Peruíbe, que oferecem o roteiro. O serviço pode incluir hospedagem na cidade, além de um acampamento na praia da Barra do Una, para observação do céu (e, com sorte, de um OVNI). Outros locais são o terreno do último pouso e o Portal da Serpente, que segundo os moradores, é utilizado uma vez por ano por extraterrestres que querem visitar a Terra.
O Viver Bem consultou a agência de viagens Roteiros Eco Trilhas (13-3032-6710), que faz o passeio com grupos que vão de três a dez pessoas por um fim de semana, e incluem pouso em um hotel em Peruíbe da sexta para o sábado. Para dez pessoas, o preço é de R$ 200 para cada uma, com as barracas de acampamento inclusas.
LEIA TAMBÉM