Turismo

Turistas podem acompanhar o nascimento de flamingos em Foz do Iguaçu; veja o vídeo

Guilherme Grandi
05/07/2018 17:37
Thumbnail

Os flamingos podem crescer junto dos pais ou na Sala de Filhotes se forem rejeitados pelos pais. Foto: divulgação.

Os primeiros filhotes de flamingos abrigados no Parque das Aves de Foz do Iguaçu, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, começaram a nascer este ano. É nesta época que os flamingos entram na ‘estação reprodutiva’, quando colocam os ovos no criadouro — e os turistas também vão poder ver os nascimentos.
O primeiro filhote nasceu no dia 13 de junho, no Lago dos Flamingos, e há ainda outros 12 previstos para os próximos meses. No entanto, alguns ovos se perdem nos ninhos e são levados para uma sala especial, onde ficam sob os cuidados de veterinários e da equipe técnica do parque.
De acordo com a veterinária Lígia Oliva, os ovos são postos em uma incubadora até que as pequenas aves comecem a quebrar a casca. “Quando isso acontece, a gente coloca um modelo de madeira no ninho para que os pais o choquem, mas o ovo original é levado para a Sala dos Filhotes para terminar o desenvolvimento”, explica.
Quando o ovo começa a eclodir, a equipe rapidamente o leva de volta para o ninho, onde os flamingos vão terminar de chocá-lo. Mas há também a possibilidade das aves rejeitarem alguns filhotes. “Neste caso os filhotes são cuidados pela própria equipe do parque e alimentados até que estejam prontos para voltar à colônia”, esclaree a veterinária.
As incubadoras da Sala de Filhotes mantêm a temperatura controlada em 37°, e umidade entre 50% e 60%. É uma espécie de ‘chocadeira’ com diversos recursos necessários para o desenvolvimento uniforme do ovo. A equipe também monitora os batimentos cardíacos do flamingo, o peso e a ovoscopia, que permite visualizar o que acontece dentro do ovo.

Mais nascimentos

Quem visitar o Parque das Aves nestas férias de julho poderá observar o nascimento dos flamingos no lago e na Sala dos Filhotes. Já são 12 ovos incubados pelos pais que devem nascer nas próximas semanas. Os que nascerem no local ficarão até três meses sob cuidados dos veterinários.
Entre os cuidados está a habituação do flamingo à colônia antes de ser levado ao recinto. Isso é feito ainda durante o abrigo na Sala dos Filhotes, com a colocação de um bichinho de pelúcia da espécie e um espelho, para que ele se reconheça como se houvesse outro animal igual a ele.
O local começou a reproduzir os flamingos em 2014. Atualmente já são 109 adultos e 12 filhotes, entre espécies africanas e chilenas. Só no ano passado nasceram 21 bichinhos.

Visitas

O parque abriga 121 flamingos, entre adultos e filhotes. Foto: divulgação.
O parque abriga 121 flamingos, entre adultos e filhotes. Foto: divulgação.
De acordo com a gerência do parque, os visitantes podem ver os filhotes sendo alimentados na Sala de Filhotes às 11h, 13h, 16h30, através de uma janela logo no início da trilha. Também é possível observar os outros bichinhos no Lago dos Flamingos, e acompanhar os pais alimentando-os.

Serviço

O ingresso para o Parque das Aves custa R$ 45, e crianças até 8 anos acompanhadas de um adulto não pagam.
Endereço:Av. das Cataratas, 12.450, em Foz do Iguaçu. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (45) 3529-8282.
LEIA TAMBÉM: