Turismo

Hotel ou Airbnb? Estas dicas ajudam a escolher a melhor opção nas viagens de férias

Brian X. Chen, New York Times
27/06/2018 17:00
Thumbnail

Dois milhões de pessoas pelo mundo se hospedam pelo Aibnb a cada noite. Foto: Erol Ahmed/Unsplash.

Os turistas que planejam suas férias hoje enfrentam um dilema moderno: gastar em um hotel tradicional ou economizar algum dinheiro alugando a casa de alguém no Airbnb?
Você provavelmente já ouviu falar das histórias de horror do Airbnb, a startup de tecnologia que conecta viajantes a completos estranhos, que ganham algum dinheiro extra alugando seus espaços. Dezenas de hóspedes reclamaram de anfitriões que cancelaram as reservas no último minuto. Alguns até dizem que os donos das casas os acusaram falsamente de danos materiais e exigiram compensação. E, em casos raros, a propriedade mal conservada levou a mortes.
No entanto, o Airbnb está se mostrando uma alternativa irresistível para os viajantes. Dois milhões de pessoas em todo o mundo ficam em uma propriedade anunciada no Airbnb a cada noite, de acordo com a empresa sediada em San Francisco. As vantagens são atraentes: além da poupança, algumas locações são mais espaçosas ou em melhor localização do que um hotel. Esses benefícios, porém, vêm com um risco maior: você está à mercê de um anfitrião que tem menos em jogo do que um negócio comercial.
Valerie Valdez, center, walks past a guest’s luggage at her home, which is also an Airbnb, in San Francisco, June 16, 2016. Booking an Airbnb instead of a hotel can be enticing for a frugal traveler, but comes with risks. (Jason Henry/The New York Times)
Valerie Valdez, center, walks past a guest’s luggage at her home, which is also an Airbnb, in San Francisco, June 16, 2016. Booking an Airbnb instead of a hotel can be enticing for a frugal traveler, but comes with risks. (Jason Henry/The New York Times)
Mas não se preocupe, viajante frugal. No passado, já fui um “superanfitrião” do Airbnb, o que significa que recebi muitos grupos que me fizeram avaliações perfeitas – e estou bem ciente dos atalhos e brechas que alguns hospedeiros desonestos tomam para maximizar seu lucro à custa dos hóspedes.
Então, aqui vão os meus conselhos para garantir que você tenha uma boa estadia em um Airbnb, além de algumas dicas sobre como ser bem avaliado:

Leia Cuidadosamente a Descrição e as Resenhas

Isso pode parecer óbvio, mas tenha paciência: leia – não apenas passe os olhos – a descrição e as resenhas do Airbnb. Os anfitriões e suas residências variam muito em termos de qualidade, e você pode obter muitas informações apenas lendo atentamente a descrição e suas resenhas.
Foto: Timothy Muza/Unsplash.
Foto: Timothy Muza/Unsplash.
Não ache automaticamente que uma oferta do Airbnb terá todas as vantagens de um hotel, porque, bem, é a casa de alguém. Muitos donos serão transparentes em sua descrição e mencionarão a falta de um aparelho de ar-condicionado ou uma entrada de automóveis difícil de encontrar à noite. Outros dizem que a casa têm regras estritas – por exemplo, não há festas barulhentas depois das dez da noite. Às vezes, os donos da casa dizem que a vida noturna da rua na frente da casa é barulhenta.
Os anfitriões também têm imperfeições, por isso leia os comentários dos hóspedes para saber mais sobre eles. Talvez os lençóis estivessem sujos ou a casa tivesse pouco papel higiênico.

Eu recomendo reservar apenas opções com comentários que sejam pelo menos 90 por cento positivos.

Se você pode sobreviver com as falhas de um alojamento do Airbnb, vá em frente e faça a reserva. Mas se você não conseguir, passe para a próxima opção ou considere reservar um hotel. Fazer pesquisa e definir suas expectativas ajuda muito a se divertir em um Airbnb.

Cuidado com as Flutuações de Preço

Há algo que muitos anfitriões do Airbnb têm em comum com os hotéis: eles podem aumentar os preços durante os períodos de pico das férias. Os proprietários mais experientes usam ferramentas de preços dinâmicos que aumentam automaticamente os valores quando a demanda provavelmente for alta, um processo semelhante ao que acontece com o Uber.
Contas bancárias internacionais evitam taxas altas de câmbio. Foto: Pixabay.
Contas bancárias internacionais evitam taxas altas de câmbio. Foto: Pixabay.
Em alguns casos, o Airbnb pode ser ainda mais caro do que um hotel de qualidade parecida. Se você encontrar uma opção que ama e está pensando em economizar algum dinheiro, existem métodos para determinar quando os preços estarão mais baixos.
Em geral, uma opção do Airbnb mostra um preço base. A maneira mais simples de analisar as flutuações é abrir a agenda e clicar em datas que provavelmente estarão em alta demanda, como o 4 de julho ou a véspera do Ano Novo. Os preços de fim de semana também são geralmente mais altos do que os de dias da semana. A partir daí, você pode calcular um valor melhor para essa opção e procurar datas com esse preço.

Proteja-se

Uma grande questão do Airbnb é que não há segurança ou gerente de hotel para ajudar quando alguma coisa der errado. O ônus de se proteger é seu.
Para começar, tente manter todas as suas conversas dentro do aplicativo de mensagens do Airbnb. Esta é uma salvaguarda útil no caso de algo dar errado. Por exemplo, se um anfitrião afirmou no aplicativo de mensagens que a casa era acessível para deficientes, mas você achou que não era, envie uma foto a ele para reclamar. Da mesma forma, se algo parecer estar quebrado, como a lava-louças, mande uma mensagem ao dono da casa documentando o dano para que você não seja culpado pelo problema depois.
Se você não conseguir chegar a uma solução com o hospedeiro, peça à equipe de resolução de disputas da Airbnb para fazer a mediação – e todas as suas comunicações com ele ficarão visíveis para o Airbnb.
O Airbnb tem algumas outras recomendações: faça uma checagem de segurança depois de entrar na casa e verifique se há um kit de primeiros socorros e um extintor de incêndio. Se algo parecer estranho, entre em contato com o anfitrião e, se necessário, ligue para o serviço personalizado do Airbnb.
Para garantir ainda mais segurança, tenha sempre um plano de apoio. Anote o nome de alguns hotéis interessantes próximos do local onde fez sua reserva no caso de sua estadia no Airbnb precisar ser interrompida. Os anfitriões podem cancelar reservas por várias razões. Uma vez tive que cancelar uma reserva de uma família durante o inverno quando um cano congelou, explodiu e inundou a casa.

Seja um Bom Hóspede

Todas essas dicas são irrelevantes se você não conseguir fazer uma reserva no Airbnb, porque os anfitriões não gostam de você. Felizmente, ser um hóspede excelente é relativamente fácil.
Jasper Ribbers, um dos autores de “Get Paid for Your Pad”, um livro sobre sua experiência como superanfitrião do Airbnb, recomenda que os visitantes preencham seus perfis com o máximo de detalhes possível, incluindo todas as verificações de sua identidade. Isso ajuda a dar confiança ao hospedeiro de que você é uma pessoa real e não tem nada a esconder.
O resto é bom senso: seja comunicativo e educado, siga as regras e trate a locação como se fosse a casa de um amigo. Isso geralmente é o suficiente para gerar uma avaliação perfeita de um anfitrião.
Ribbers observou que os hóspedes que compartilham uma casa com o anfitrião enfrentam mais um desafio. Se você estiver visitando um país estrangeiro, pesquise cuidadosamente as crenças religiosas e as tradições do país. Na Tailândia, por exemplo, onde as pessoas estão acostumadas a tirar os sapatos dentro de casa, é falta de educação apontar o pé para alguém.
“Então, preste atenção para que seus pés apontem para outro lugar. Certifique-se de que você entende quais são as preferências do anfitrião para tornar boa a experiência de ambos”, disse Ribbers.
LEIA TAMBÉM