• Carregando...
Estádio Centenário cheio de torcedores. Foto: Reprodução/Uruguay Natural
Estádio Centenário cheio de torcedores. Foto: Reprodução/Uruguay Natural| Foto:

Montevidéu, julho de 1930. Nos estádios da capital uruguaia, pela primeira vez na história, foi disputada uma Copa do Mundo de futebol. Eram 13 seleções vindas da América do Sul e do Norte e da Europa a convite da Fifa. Depois de uma disputa de pouco mais de 15 dias, o Uruguai saiu campeão em uma final contra a vizinha, Argentina.

De lá para cá, a paixão dos uruguaios pelo futebol só aumentou. O campeonato nacional de futebol por lá foi criado em 1900, alguns dos clubes mais fortes das Américas são uruguaios e o país ainda tem vários dos estádios mais conhecidos do continente. Para celebrar essa relação centenária, o Ministério do Turismo do Uruguai está lançando um roteiro completo inspirado no futebol. E as muitas atrações relacionadas ao tema em Montevidéu são as estrelas da novidade.

>> Apaixonada por Copa, torcedora explica por que não está torcendo pelo Brasil este ano

Dono de dois campeonatos mundiais (o segundo foi conquistado em 1950, contra o Brasil, em pleno Maracanã, episódio que ficou conhecido como “maracanaço”), o futebol uruguaio é um dos mais tradicionais do mundo. Alguns dos jogadores mais badalados e importantes da história nasceram no país. Luis Suárez, do Barcelona, e Edinson Cavani, do Paris Saint Germain, são alguns dos atletas uruguaios em destaque atualmente.

No Estádio Centenário é possível ver trechos da história do futebol no país. Foto: Reprodução/Uruguay Natural
No Estádio Centenário é possível ver trechos da história do futebol no país. Foto: Reprodução/Uruguay Natural| LEO-QUIQUE

Futebol por toda parte

O Estádio Centenário, no coração de Montevidéu, foi construído especialmente para aquela primeira Copa do Mundo, em 1930. Foi lá, inclusive, que Uruguai e Argentina disputaram a final do torneio. Quem gosta do universo da bola não pode passar pela capital uruguaia sem conhecê-lo. Além da importância histórica do estádio, também é ali que funciona o Museu do Futebol, inaugurado em 1975. O Centenário, que é considerado pela Fifa um Monumento Histórico do Futebol Mundial desde 1983, fica à beira da Avenida Dr. Américo Ricaldoni, no Parque Batlle. O museu funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. A entrada custa cerca de R$ 25 (na conversão pela moeda local).

A pouco mais de um quilômetro dali, na Rua Coronel Alegre, entre as ruas Silvestre Blanco e Charrúa, está outro ponto turístico que homenageia o primeiro jogo e o primeiro gol marcado em uma Copa do Mundo. O autor da façanha foi o jogador francês Lucien Laurent. Já o local exato do feito não existe mais. Era o Estádio de los Pocitos, que foi desmanchado em 1934.

Estádio Centenário, inaugurado para a primeira Copa do Mundo da história. Foto: Reprodução/Uruguay Natural
Estádio Centenário, inaugurado para a primeira Copa do Mundo da história. Foto: Reprodução/Uruguay Natural

Todos os estádios

Depois de visitar o local do primeiro gol, cerca de dois quilômetros te separam de outro estádio importante na história do futebol da cidade, o Estádio Luis Franzini. Embora as instalações sejam modestas, é ali que o Defensor Sporting treina e joga. O local tem capacidade para 18 mil pessoas. O time atualmente disputa a primeira divisão do campeonato uruguaio. O Luis Franzini fica pertinho do mar, na Avenida  Julio Herrera y Reissig, 687.

>> Reino Unido cria roteiro Football is Great para turistas aficionados por futebol 

Um dos maiores times de futebol uruguaios é o Club Nacional Football, também chamado simplesmente de Nacional do Uruguai. Pois o estádio em que o Nacional joga é nada menos que o mais antigo das Américas, inaugurado em 1900. Oficialmente batizado de “Gran Parque Nacional”, a arena futebolística também é conhecida como “Templo Tricolor”, uma referência à combinação de branco, azul e vermelho do Nacional. Em 2005 o estádio passou por sua terceira reforma, o que possibilitou que a equipe voltasse a mandar partidas nele. Para conhecer o Gran Parque basta ir à Avenida 8 de octubre, 2847.

Um pouco mais afastado do centro da cidade está o Estádio Campeão do Século. A alcunha foi emprestada do Clib Atlético Peñarol, que é dono do lugar. Criado em 1891, o clube ganhou o título de Melhor Clube do Século XX da América do Sul em 2009. Quem fez a constatação foi a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Mesmo com toda essa história, o estádio Campeão do Século só foi inaugurado recentemente, em 2016. Além de visitar o estádio também é possível conhecer o museu mantido pelo Peñarol. A entrada no museu custa $ 60 pesos uruguaios (cerca de R$ 7). O Estádio Campeão do Século fica no Camino Mangaga sin número, 11600.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]