Turismo

Por que vai ficar mais fácil para os brasileiros visitarem o Uruguai a partir de maio

Carolina Werneck
05/04/2018 17:45
Thumbnail

Montevidéu, no Uruguai: vantagem para os brasileiros. Foto: Wikipedia commons

Brasileiros que visitarem o Uruguai a partir de maio passarão a ter desconto de 9% no Imposto de Valor Agregado (IVA) cobrado no país. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo do Uruguai. O benefício vai ser aplicado a todas as compras acima de 600 pesos uruguaios (cerca de R$ 70) realizadas por estrangeiros.
Para o vice-ministro do turismo uruguaio, Benjamin Liberoff, a medida faz parte de um conjunto de práticas adotadas no Uruguai para receber bem os turistas. Ele explica que o mesmo desconto será dado em eventos que sejam realizados no país, inclusive casamentos. “Estamos seguros de que [com o desconto] não haverá mudança no número de visitantes, mas acreditamos que é um gesto positivo para os turistas.”
De acordo com as novas regras, haverá desconto de 9% do IVA, pagando com cartão de crédito, débito ou dinheiro eletrônico em serviços gastronômicos (restaurantes, catering para eventos, etc.), serviços para festas e eventos (não gastronômicos), aluguel de veículos sem motorista e aluguel de imóveis para turismo. Em hotéis o IVA é zero para estrangeiros que apresentarem o documento de identidade emitido no exterior.
Os Dedos, de Punta Del Este, marca registrada da cidade. Fotos: Divulgação
Os Dedos, de Punta Del Este, marca registrada da cidade. Fotos: Divulgação

Destino amigável

A novidade é parte de um conjunto de práticas que, nos últimos anos, fez do Uruguai uma tendência entre os brasileiros. É comum ouvir elogios de viajantes impressionados com a segurança nas ruas do país, bem como com a infraestrutura dos destinos turísticos. Na avaliação do vice-ministro, a propagação voluntária das vantagens de visitar o Uruguai entre os turistas é um dos fatores que contribuem para o “hype” uruguaio.
“Em primeiro lugar temos que dizer que somos povos irmãos. Em segundo é porque a política de acumulação de informação permite que mais pessoas conheçam as vantagens de fazer turismo no Uruguai. Aqui a gastronomia, os vinhos e a arquitetura formam um ambiente agradável, que permite que os brasileiros desfrutem disso com segurança”, opina Liberoff. Ele completa dizendo que os uruguaios ficam felizes que isso aconteça e que se esforçam para serem os melhores anfitriões possíveis.
O vice-ministro do Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff. Foto: Divulgação
O vice-ministro do Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff. Foto: Divulgação
Mas não é só por isso que, na opinião dele, as pessoas amam o país. O fato de que o Uruguai venha valorizando paulatinamente aspectos como a arquitetura, as praias, a qualidade de vida, a segurança pública e a gastronomia também ajudam a atrair viajantes.

Copa do Mundo e turismo

Candidato a sede da Copa do Mundo de 2030 junto à Argentina e ao Paraguai, o Uruguai também aposta no evento para desenvolver ainda mais o setor de turismo. Tudo com os pés no chão, como ressalta o vice-ministro. “Não se trata só de construir infraestrutura, mas de garantir que depois ela não se converta em elefantes brancos.” A intenção é comemorar o centenário da Copa na mesma sede em que ela foi disputada pela primeira vez, mas sem comprometer o país de forma irreversível. Daí a parceria com os vizinhos de fronteira.
O Mercado Del Puerto, em Montevidéu, tradicional ponto turístico da capital uruguaia. Foto: Bigstock
O Mercado Del Puerto, em Montevidéu, tradicional ponto turístico da capital uruguaia. Foto: Bigstock
“Não é que tudo gire em torno do campeonato mundial. Não. Primeiro queremos ver que país queremos ter em 2030 e, nesse país, o campeonato mundial vai ser um fator a mais de desenvolvimento. “, diz Liberoff.
LEIA TAMBÉM: