Turismo

Vai viajar? Casa da Moeda suspende produção de passaporte

Katia Michelle
14/12/2016 18:10
Thumbnail

Essa foi segunda vez no ano que a Casa da Moeda interrompeu a emissão do documento. Foto: Bigstock

Quem está planejando viajar e precisa emitir o passaporte deve redobrar a atenção. A Casa da Moeda suspendeu nessa quarta-feira (7) a emissão do documento, o que pode atrapalhar os planos de muita gente, já que o período é o mais procurado do ano para viagens internacionais. Algumas especulações davam conta de que o motivo seria a falta de pagamento pelo Governo Federal, mas a Casa da Moeda divulgou nota oficial explicando que a suspensão aconteceu por “falta de renovação do contrato”.
“A suspensão da entrega dos passaportes ocorreu por decisão do Conselho de Administração do caso em virtude da necessidade de contrato com a Polícia Federal”, informou a Casa, em nota. De acordo com a Casa da Moeda, a renovação do contrato deveria ter sido realizada em agosto deste ano.
Essa é a segunda vez que a produção de passaportes brasileiros foi interrompida somente este ano. Em junho, uma falha em um dos equipamentos gerou atraso na entrega dos documentos. O passaporte tem prazo médio de seis dias para ser entregue, mas mesmo com a situação técnica resolvida, a Casa da Moeda estava atrasando a emissão por conta da alta demanda.
O passaporte tem uma taxa de emissão obrigatória de R$ 257, 25. O valor é repassado ao Tesouro Nacional, que deve destinar à Casa da Moeda. Os passaportes são emitidos pela Polícia Federal (PF), que já foi informada oficialmente que a confecção do documento foi interrompida. A Casa da Moeda vai liberar a produção assim que a renovação do contrato for concluída, mas o prazo para que isso ocorra não foi informado.
LEIA TAMBÉM