Turismo

Visitas a Machu Picchu têm novas regras

Redação
14/07/2017 17:01
Thumbnail

Foto: Pixabay

Já estão valendo as novas regras de visitação de Machu Picchu, principal destino turístico do Peru. As medidas divulgadas em maio pela autoridade peruana dividem as visitas em turnos, criam circuitos fechados para serem percorridos e determinam a contratação obrigatória de guias turísticos. As regras valerão até 31 de outubro de 2017, mas poderão ser estendidas até dezembro.
A autoridade peruana diz que as novas medidas visam proteger o local, que é considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
Regulamento
Foram definidos dois turnos para a visitação: das 6:00 às 12:00 e das 12:00 às 17:30. Serão aceitos de  2.673 a 3.267  visitantes no primeiro turno, e 2.673 no segundo. As visitas terão duração máxima de 4 horas a partir da entrada dos visitantes.
O esquema precisará ser levado em consideração pelos turistas de acordo com o ponto de partida até o santuário. O turno da manhã valerá mais a pena para quem pernoitar no povoado de Aguas Calientes, enquanto quem parte de trem de Cusco (a maioria dos visitantes) aproveitará melhor o turno da tarde, que também tem um número limitado de ingressos com preço promocional.
São três circuitos com durações diferentes — o primeiro percorre uma área maior e leva três horas; o segundo dura duas horas e meia e o terceiro, mais curto e sem escadas, é mais indicado para turistas idosos ou com necessidades especiais.
O regulamento também diz que as visitas precisarão ser acompanhadas por um guia de turismo registrado, que deverá ser contratado na entrada do santuário e acompanhar os turistas durante todo o trajeto. Os grupos de visitação serão limitados a 20 pessoas. A obrigação não se aplica às visitas às montanhas Machupicchu e Waynapicchu.
O regulamento completo, com detalhamento das rotas, está disponível no em PDF no site do Ministério da Cultura peruano.
Mais informações e reservas: machupicchu.gob.pe e 51-084 582030 (call center de Machu Picchu).
LEIA TAMBÉM