Turismo

Você pode ser sugado pelo banheiro do avião? KLM responde essa e outras dúvidas

Redação
28/09/2016 15:43
Thumbnail

Foto: Visualhunt

Viajar de avião desperta medo e curiosidade dos passageiros. Para alguns, pânico mesmo. Para tirar as dúvidas sobre os principais perigos do trajeto, a empresa aérea KLM divulgou em seu blog 10 histórias que mais intrigam os passageiros. Veja quais são:
1 – É possível ser sugado pelo vaso sanitário do avião? Não. A KLM garante que não existe menor possibilidade de isso acontecer, já que o forte sistema a vácuo só funciona perto da entrada do tubo de escoamento. Segundo a empresa, os assentos tem uma vedação hermética e são projetados de tal forma que impedem acidentes desse tipo.
2 – A porta de uma aeronave pode ser aberta durante o voo? Não. As portas só podem ser abertas se a pressão no interior e no exterior da aeronave forem a mesma, o que não acontece durante o voo. Além do mais, apenas a tripulação da cabine pode realizar esse procedimento.
Fique atento: a pedido do comandante, a tripulação pode prender um passageiro durante o voo. Há até algemas à disposição. Foto: Visualhunt
Fique atento: a pedido do comandante, a tripulação pode prender um passageiro durante o voo. Há até algemas à disposição. Foto: Visualhunt
3 – A tripulação pode prender um passageiro? Sim. A pedido do capitão, a tripulação pode, sim, prender um passageiro. Mas isso só acontece se o passageiro representar uma ameaça para a segurança do voo. A KLM tem até algemas a bordo, caso esse procedimento seja necessário.
LEIA TAMBÉM
4 – Tempestades aumentam o risco de queda? Não. Apesar de serem desconfortáveis para os passageiros por causa da turbulência, as tempestades não aumentam o risco de acidente. Pode colocar os fones de ouvido e voar tranquilo.
5 – Se você nasce em um avião, pode voar de graça pelo resto da vida? Não. No entanto, a empresa aérea pode fornecer algumas milhas e créditos como cortesia para o recém-nascido.
6 – Você fica bêbado mais rápido quando voa? Não. A ingestão de bebida alcoolica pode deixar o passageiro um pouco mais tonto, porque o ar no avião é mais seco e a pressão é mais baixa do que em terra firme. A KLM garante que não há relação, no entanto, com ficar bêbado mais rápido, mas alerta para o uso concomitante de remédios para dormir e álcool, o que deve ser evitado.
7 – Os membros da tripulação precisam ter determinada altura? Sim. Depende da companhia aérea, na verdade. Na KLM, por exemplo, os comissários de bordo precisam ter entre 1,58m e 1,90m de altura.
8 – Não existe a fileira 13 nas aeronaves? A companhia nega ser supersticiosa, mas admite que vai ser difícil você encontrar a fileira 13 em suas aeronaves, já que o número é considerado de má sorte em vários países.
9 – Pilotos têm um paraquedas debaixo do assento? Não. A empresa a´rea garante que o acessório não é levado a bordo.
10 – A tripulação deve falar pelo menos 4 idiomas? Não. Na KLM, os comissários precisam falar pelo menos holandês e inglês. Falar outros idiomas não é pré-requisito.