Turismo

Você sabe por que seu visto para os Estados Unidos foi negado?

Amanda Milléo
13/01/2017 14:00
Thumbnail
Ter um motivo claro e justificável para conhecer os Estados Unidos é o primeiro critério que as autoridades do consulado norte-americano levam em consideração na hora de conceder o visto de turista (também chamado de B2) aos brasileiros.
“Se a pessoa acabou de se formar na faculdade e o pai quer dar uma viagem aos Estados Unidos para ir com as amigas, este é um motivo justificável. Mas se você tem 25 anos e quer ir sozinho para a Disney é estranho porque não condiz com que um ‘homem comum’ faria. Neste caso, eles podem não ver com bons olhos”, explica Ingrid Baracchini, advogada especialista em casos de imigração, de São Paulo.
Leia mais
A razão clara e justificável delimita a duração da viagem e determina a quantidade de dinheiro que você precisa para passar esse período fora do país, conforme explica a advogada. Quem deseja tirar um visto de turista e alega querer passar cinco meses viajando pode ser barrado, por exemplo. “Nem a Gisele Bundchen tira cinco meses de férias! Dar um motivo injustificável é o primeiro erro das pessoas”, explica Ingrid.
Essa explicação toda é feita em um cadastro, que deve ser preenchido de forma mais completa possível e sem deixar enganos. Por ser extenso, pode ser cansativo, mas é fundamental a total atenção do solicitante neste momento.
Dinheiro importa
Condição financeira é outro item importante na lista do INA (Immigration and Nationality Act), código de leis que rege a imigração e a liberação de vistos aos Estados Unidos. É preciso ter condições de se manter durante o período de férias. Neste caso, os jovens com menos de 21 anos podem receber o visto mais facilmente, pois são dependentes financeiramente dos pais.
“Se for menor de idade, o pai ou a mãe pagam a viagem para a criança. Pode até ser um presente de um tio, padrinho. Alguém arca com as despesas. Mas, depois dos 21 anos, ou você tem condições próprias ou você não vai para os Estados Unidos. Para os americanos é muito difícil uma pessoa com mais de 30 anos ter o pai como responsável pelas contas”, explica Ingrid.
Caso a pessoa não tenha a condição financeira, ela é vista como um imigrante potencial e na situação econômica que o Brasil vive hoje, esta não é uma condição tão difícil de se encaixar. “Se você não tem dinheiro, você não viaja para o exterior. Ter uma condição financeira é muito importante”, completa.
O terceiro requisito solicitado pelas autoridades norte-americanas é a prova de vínculo com o país. Não basta ser casado, ter filhos ou mesmo um emprego fixo: o vínculo depende muito da idade do solicitante.
“Se eu tenho menos de 21 anos e estou na escola, a escola é meu vínculo. Dos 30 aos 50 anos é bacana que a pessoa mostre como vínculo a família, o trabalho, a faculdade, estágio. É importante ter um objetivo de vida delimitado no Brasil, que faça a pessoa voltar. Se você não tiver nada para a qual voltar, você pode ser considerado um imigrante potencial”, reforça a advogada.
Cuidado com as incoerências
Escola e faculdade podem ser consideradas provas de vínculo com o país de origem. Mas se a pessoa deseja passar seis meses no exterior para um curso de inglês antes de terminar o curso superior, isso pode ser visto com maus olhos pelo consulado. “Eles podem pensar: ‘por que ela não se forma primeiro e depois faz o curso fora?’. Tudo que foge à regra do ‘homem comum’ tende a ser negado”, diz Ingrid.
Da mesma forma, se a pessoa mentir durante a entrevista pode ser barrada na chegada ao país. Se falar ao agente de imigração no Brasil que pretende ir em julho a Miami com o pai e a mãe, não chegue um mês antes em outra cidade e sem ninguém.
“Você vai ter a entrada negada e vai voltar ao Brasil. Não pode mentir jamais. Nos Estados Unidos, se você mentir, pode ser considerado uma fraude. Conte tudo, mesmo que você ache que não é necessário, porque para a imigração é informação relevante”, reforça a advogada.
DICA: Faça o visto do seu filho enquanto ele é criança. Assim, o visto será apenas renovado de 10 em 10 anos, sem necessidade de novas entrevistas.
Visto negado, quando posso tentar de novo?
Ter uma negativa no cadastro não significa, necessariamente, que você jamais vai conseguir o visto. A negativa depende muito da situação de vida daquela pessoa e, em alguns casos, será preciso um tempo, uma mudança nos vínculos, antes de tentar de novo.
“Imagine uma jovem que saiu da faculdade agora e, sem muitos vínculos no país, teve o pedido negado. É interessante que ela comece a trabalhar, fique um ano na empresa, e com o dinheiro que ganhar do trabalho, viaje. Isso deixa o processo dela mais sólido”, diz Ingrid.
Para outras situações, porém, o novo pedido pode ser feito no dia seguinte à negativa. “Outra pessoa, que trabalha há cinco anos e teve o visto negado pode ter dado alguma informação errada. Neste caso não tem problema pedir no dia seguinte, e apresentar as informações de outra forma”, explica.
Sinais de atenção dos EUA
Mesmo com o visto, alguns comportamentos podem chamar a atenção dos norte-americanos e barrar a entrada dos turistas no país. Atenção aos seguintes cuidados:
Cidade desconhecida. Não é comum que o turista queira conhecer cidades pouco turísticas, e sem uma justificativa clara, na primeira viagem aos Estados Unidos. Os norte-americanos podem, então, pensar que o turista quer ir para ficar.
Malas pesadas. Você declarou que vai ficar uma semana apenas, mas está levando uma malas de 40 kg. Incoerências deste tipo não são bem vistas pelos agentes nos aeroportos.
Ir e voltar. Ir e voltar. Com o visto de turista, não é comum que a pessoa viaje, fique uma semana. Volte ao Brasil e, dali um mês, esteja de novo nos Estados Unidos. As autoridades podem pensar: “que tipo de férias são essas?”, e podem deportar logo na chegada ao país.

Onde tirar o visto norte-americano no Brasil?

As cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife possuem o consulado norte-americano e podem liberar os vistos para os turistas brasileiros. Faça sua solicitação aqui.

Atenção! O consulado norte-americano sugere que o visto seja solicitado com bastante antecedência e a compra das passagens só deve ser feita depois que tiver o passaporte com o visto emitido em mãos.

*Depoimento*

Fiz tudo certo, mas ainda assim me foi negado o visto

A viagem para a Disney estava praticamente pronta para a família de Suzana*, com passagens compradas e hotéis reservados para março. No começo desta semana, Suzana com o marido e as duas crianças foram pegos de surpresa quando, durante a entrevista no consulado norte-americano em São Paulo, tiveram a entrada negada ao país sob a justificativa da idade.
“Disseram para nós que temos uma idade comum de quem quer começar uma vida fora do país e por isso tivemos o visto negado. Mas meu marido trabalha há 20 anos em uma empresa no Brasil e eu sou concursada do estado do Paraná. Levamos todos os documentos para provar o vínculo, mas eles nem olharam. Foi uma entrevista rápida, não durou nem cinco minutos. Perguntaram só o que a gente fazia, para onde iríamos, o que iríamos fazer”, conta Suzana.
Suzana tem 37 anos e o marido 43, idade que normalmente não é considerada a época para sair do país e começar uma nova vida. A justificativa que ela encontrou foi com relação à situação econômica brasileira. “O contexto do país não ajuda. A gente sabe que tem muitas pessoas que querem trabalhar fora mesmo, porque aqui não tem oportunidade. Mas não era o nosso caso, só queríamos levar as crianças para Disney”, diz.
Agora, a funcionária pública diz que quer dar um tempo e quem sabe conhecer outros lugares antes de tentar novamente a ida aos EUA. “Gosto muito de praia, quem sabe voltamos às praias do Brasil no nordeste.”
*nome fictício.