• Carregando...
Canal Nonna Pasta
Avós italianas ensinam receitas tradicionais no Youtube| Foto: Reprodução Facebook

Ninguém cozinha tão bem quanto as "nonne" (avós). De norte a sul, nada melhor do que saborear receitas tradicionais feitas pela matriarcas italianas. Vicky Bennison, que com o marido vive na ponte aérea entre Londres e a região de Marche, no centro da Itália, se apaixonou pela talento das avós italianas e, em 2014, lançou o canal Pasta Grannies (Massas das Vovós) no Youtube que hoje já contabiliza quase 700 mil seguidores.

"Eu queria simplesmente criar um livro de receitas audiovisuais para contar a tradição popular dessas senhoras maravilhosas", contou em uma entrevista a inglesa. "Certa vez, fomos convidados para um jantar na casa de um italiano e quisemos conhecer a cozinheira e agradecê-la pelo delicioso ravioli e coelho na brasa. Foi uma aventura conseguir que ela viesse até nós. Aquele tipo de comportamento me deixou encafifada".

programa pasta italia
O programa Pasta Grannies foi criado pela inglesa Vicky Bennison | Reprodução Facebook

A verdade é que: para quem nasceu e cresceu na Itália o amor e paixão pela culinária é quase imperceptível. Está no DNA. Mas para uma inglesa como Vicky, não! "Meses mais tarde, participei de uma aula de culinária na casa de uma outra nonna e aprendi a fazer a famosa pasta fresca. A partir daquele momento, fiquei literalmente obcecada pelas nonnas e suas receitas", lembra a fundadora do canal Pasta Grannies.

Nonna Concetta
Dona Concetta, 101 anos, ensina como fazer raschiatelli, um tipo de massa. | Reprodução Facebook

A importância da gastronomia em território italiano e a tradição da preparação de massas  frescas, que está - infelizmente - desaparecendo, fizeram com que a inglesa pensasse em escrever um livro sobre essas senhoras. O livro virou um programa graças a parceria com o cameraman italiano Andrea Savorani Neri que acompanha Vicky e documenta a habilidade das vovós italianas na cozinha. "Era só um hobby até quando alguns editores entraram em contato. Passamos então a publicar um vídeo por mês", explica ela que já levou aos internautas a história de mais de 250 senhoras e suas receitas.

Toda sexta-feira, Vicky posta um novo vídeo em italiano com legendas em inglês mas é possível habilitar pelo Youtube em português. A propósito, em 2019, o tão sonhado livro "Pasta Grannies" foi publicado com cerca de 70 receitas.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]