Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Bresaola carne bovina
A bresaola é também conhecida como presunto de carne crua bovina| Foto: Reprodução Facebook

É considerado um dos "frios" fatiados mais tradicionais da gastronomia italiana. A bresaola, também conhecida como presunto de carne crua bovina, faz parte do dia a dia dos italianos principalmente para os que procuram por uma refeição leve e pouco calórica. Em qualquer restaurante, esse "salume" é servido com um pouquinho de óleo, lascas de queijo parmesão e rúcula. Super nutritivo, possui ferro, proteína, sais minerais e vitaminas, e é o preferido dos esportistas e atletas. Sem falar, que há quem substitua o já tão famoso presunto pela bresaola na hora de fazer um sanduíche.

Bresaola valtellina
É um alimento típico da região de Valtellina, no norte da Itália| Reprodução Facebook

A bresaola é considerada um "salume" com o chamado selo IGP (Indicazione Geografica Protetta), ou seja, denominação de origem protegida (DOP) que são indicações geográficas definidas na legislação da União Europeia (UE) para proteger nomes da culinária regional. É um alimento típico da região de Valtellina, no norte da Itália, e o nome vem da palavra brasa, que em dialeto antigo indicava a secagem da carne feita em braseiros. 
A carne da bresaola é tenra e apresenta uma coloração avermelha.  Tem um aroma delicado, sem acidez e quando fatiada deve ser consumida em alguns dias. Como a grande maioria dos "frios" deve ser guardada na geladeira. Muito saborosa, porém, possui alto teor de sódio e assim sendo não é recomendada para quem sofre de hipertensão.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]