Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cerveja artesanal sardenha
Cervejaria italiana lança cerveja feita com sobras de pão velho| Foto: Reprodução Facebook

Cerveja de pão velho. Parece brincadeira. Mas não é. "Pão Líquido Santa Birra" é uma cerveja que preza pela sustentabilidade e pela economia circular. Tudo porque, com as sobras de pão amanhecido, cortado e torrado é possível obter uma inovadora matéria-prima na produção de cerveja de baixo teor alcoólico. A novidade vem da Sardenha, a famosa ilha mediterrânea no sul da Itália. Mais precisamente de Sant'Antioco, onde a cervejaria Rubiu, fundada há treze anos, se juntou à uma histórica padaria e criou uma cerveja onde o ingrediente principal é o "pão velho"

Um novo desafio para a cervejaria que trabalha constantemente com novos ingredientes e jamais deixou de lado o tema da sustentabilidade desde a sua fundação. "Tudo começou durante o último inverno quando a padaria Calabrò nos ofereceu parte do pão que não era  vendido", comenta Fabrizio Melis, dono da cervejaria e mestre cervejeiro. "Uma proposta que aceitamos imediatamente, até porque, sendo o trigo um cereal, pode ser usado na produção da cerveja".

Pao liquido
Cerveja Pão Líquido é feita com pão Civraxiu, típico do centro-sul da Sardenha| Reprodução Facebook

O pão utilizado é o Civraxiu, típico do centro-sul da Sardenha, grande em tamanho e caracterizado por uma crosta marrom dourada, um miolo macio e compacto e, por muitos anos,  considerado a base da dieta dos agricultores locais. "Na cerveja Pão Líquido usamos 30% de pão amanhecido que é cortado em pedaços e torrado no forno. O resultado do processamento (que envolve a inserção de lúpulo - responsável por proporcionar o amargor da cerveja) resulta em um produto doce, de cor amarela profunda  e um perfume de pão, mel e frutas cítricas", diz o cervejeiro Fabrizio Melis. A nova cerveja, de 50 ml, chega ao mercado nos próximos dias.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]