• Carregando...
Focaccia Supermercado
A focaccia do restaurante Manuelina, aberto em 1885, chega aos supermercados italianos| Foto: Divulgação

Parece, mas não é! A focaccia,  pão rústico de origem italiana, mais precisamente na Ligúria, região que tem por capital a cidade de Gênova, pode ser confundida com a pizza. Mas não se engane. Elas são bem diferentes. Apesar de serem feitas com os mesmos ingredientes: farinha, fermento, água, óleo e sal, as doses, a técnica e até mesmo a temperatura para assar são completamente diferentes.

A fügassa, como é chamada pelos genoveses, em dialeto, é conhecida pela sua massa alta, extremamente macia e crosta mais firme. Assim como a pizza, há locais e locais onde se pode saborear uma boa focaccia. Os ligures dizem que só mesmo nas cidades da região estão as melhores fügassas. Para resolver o problema geográfico que durante a pandemia restringiu ainda mais as viagens de uma cidade para outra e o triste fechamento de alguns bares e restaurantes, Manuelina, célebre pela sua famosa focaccia, feita em Recco, na Ligúria, resolveu colocar no mercado a sua versão Home Made nos supermercados.

Focaccia Recco
A focaccia, pão rústico de origem italiana, é, reconhecida pela sua massa macia| Reprodução Facebook

Desde janeiro, a deliciosa focaccia com queijo Manuelina passou a ser vendida nos supermercados da rede Basko, na região da Ligúria e do Piemonte, no norte do país. Realizada com os mesmos ingredientes de primeira qualidade e a mesma técnica artesanal de preparo, a focaccia com queijo Manuelina versão Home Made é macia e deliciosa.

A ideia nasceu durante a pandemia. A tradicional focacceria e restaurante Manuelina de Recco, na região da Ligúria, teve de se adaptar as medidas de prevenção ao coronavírus, ou seja, fechar suas portas por um período. O mesmo aconteceu com a filial de Milão que diante da instabilidade e incerteza dos constantes lockdowns cessou suas atividades. Os clientes porém "exigiram" que a focaccia Manuelina continuasse a ser degustada. "Fizemos vários experimentos", explicam Cesare e Cristina Carbone, netos da senhora Manuelina, que em 1885, abriu a sua focacceria/restaurante."Construímos um verdadeiro laboratório em um espaço onde vendíamos nossos produtos e nele criamos um protótipo. O resultado é uma focaccia, que apesar de ser vendida nos supermercados, consegue preservar o sabor crocante da mesma que oferecemos aqui há 135 anos".

Focaccia Home Made
Versão Home Made da focaccia Manuelina é feita com ingredientes de primeira qualidade | Divulgação

Nos próximos meses, o produto poderá ser comprado em toda a Itália por meio do e-shop do restaurante e focacceria Manuelina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]