Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
tiramisú
O Tiramisù é uma criação icônica de Aldo Campeol.| Foto: Reprodução/Instagram

Foi na cozinha do restaurante "Le Beccherie", em Treviso, na região Vêneto, no norte da Itália, que nasceu uma das sobremesas mais famosas do país e do mundo: o tiramisù. O doce criado nos anos 60 pelo chef Roberto Linguanotto com a ajuda da matriarca da família Campeol, virou um fenômeno gastronômico e ganhou até um data comemorativa, dia 21 de março.

tiramisù
Considerado o pai do tiramisù, Ado Campeol, faleceu aos 93 anos no fim do mês passado| Reprodução/Facebook

No último dia 30 de outubro, faleceu Ado Campeol, proprietário do restaurante Le Beccherie, conhecido como o "pai" do tiramisù, um doce que nasceu quase por acaso. Acidentalmente, foi colocado um pouco de queijo mascarpone na preparação de uma receita de sorvete de baunilha.

O "sorvete" ficou tão saboroso que resolveram criar uma sobremesa feita a partir de pão de ló (ou biscoito champagne), embebido em café com camadas de creme à base de queijo mascarpone. Perfeito para comer em colheradas, o tiramisù ganhou esse nome por ser muito energético "botar para cima" qualquer pessoa.  Diz a lenda que era dado aos boêmios para que pudessem voltar para casa graças à alta quantidade de café contida no doce.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]