• Carregando...
Pasta Italiana Felicetti
As massas da Felicetti são produzidas com trigo 100% italiano no norte do país| Foto: Divulgação

Em janeiro de 2017, o jornal americano New York Times celebrava em uma das suas páginas a tendência do macarrão feito com trigo 100% Made in Italy. A chamada revolução no setor era encabeçado pela Felicetti, um dos mais importantes produtores de massa em toda a Itália. O que poucos sabem é que um dos melhores macarrões hoje no mercado é feito não no sul do país,  mas sim no norte cerca de 800 metros acima do nível do mar, nas Dolomitas, a cadeia montanhosa dos Alpes Italianos. A "pasta" que nasceu na região do Trentino Alto Adige, conhecida por sua gastronomia austríaca, é reconhecida pela sua qualidade não só na Itália mas também no exterior.

Fabrica Felicetti
A fábrica da Felicetti fica na cidade de Predazzo, no norte da Itália| Divulgação

A revolução a qual a publicação americana se refere teve início em 2004 quando a marca decide de lançar no mercado a linha Monograno Felicetti. O objetivo era criar um produto de qualidade e ao mesmo tempo super saudável com o chamado trigo duro e que pudesse atender às exigências gastronômicas dos profissionais do setor e dos amantes da boa culinária. Sem falar, é claro, na preocupação pela questões de sustentabilidade e ética ambiental. atenta e sensível às questões de ética ambiental. As massas são realizadas com os melhores grãos, comprados em sua maioria de produtores italianos. O trigo usado na linha Monogramo vem da Puglia, Basilicata e da Sicília, no sul da Itália, o farro, que também é um grão, é comprada de agricultores da Umbria e Toscana. Apenas kamut,  também conhecido como trigo de Khorasan, grão de sabor muito parecido ao das nozes vem dos estados de Montana e Dakota do Norte, nos Estados Unidos, mas sempre de agricultura biológica.

A qualidade do macarrão Felicetti é inegável. Basta dizer que grandes chefs estrelados como o falecido maestro da gastronomia italiana Gualtiero Marchesi, Massimo Bottura e Carlo Cracco criaram pratos especiais realizados com a pasta Felicetti.

A empresa, que é administrada pela quarta geração da família, ocupa uma área de 6.500 m 2, na cidade de Predazzo, no extremo norte da Itália, e em setembro de 2021, uma nova fábrica 16.500 m2 será inaugurada. Hoje, com 92 funcionários, a Felicetti produz 20 milhões de kg de macarrão por ano em mais de 200 formatos e exporta para 50 países em todo o mundo.

4 Geracao Felicetti
Riccardo Felicetti é o CEO da empresa e faz parte da quarta geração da família | Divulgação

Tudo começou com Valentino, bisnono do atual diretor geral Riccardo Felicetti, que em 1908, desafiou as tradições italianas e decidiu produzir massas nos Alpes. Até então, macarrão bom era macarrão feito no sul do país. Ainda hoje, a pasta é produzida com os mesmos ingredientes, sempre de primeira qualidade, biológicos e de origem italiana. E a partir deste mês, os produtos Felicetti passam a sair da fábrica em embalagens papel 100% certificado que provém de florestas manejadas. Uma escolha que faz com que o macarrão criado por Valentino Felicetti seja não só um dos melhores e mais saborosos mas também um dos que mais respeitem o ambiente.  No Brasil, os produtos Felicetti podem ser encontrados no supermercado Eataly de São Paulo e em em lojas especializadas. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]