Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Eataly Truim
O primeiro Eataly foi inaugurado em 2007 em Turim, no norte da Itália| Foto: Divulgação

Basta ouvir o nome Eataly para associá-lo ao do empresário Oscar Farinetti. Se não fosse esse empreendedor italiano o melhor da gastronomia "Made in Italy"não teria ganhado tanta fama ao redor do mundo. E tudo graças à abertura da rede de restaurantes e supermercados especializados em alimentos e vinhos de primeira qualidade Eataly que está para completar 15 anos, na semana que vem. A paixão desse italiano pela boa comida, produtos sustentáveis e típicos se concretizou em 2007 depois de vender, 3 anos antes, sua rede de lojas de eletrodomésticos. Como bom piemontês, crescido em um das regiões onde predomina a tradição culinária e renomados vinhos tintos como Barbaresco e Barolo, Oscar Farinetti pesquisou tudo sobre o tema. E descobriu que os italianos gastavam somente 25% do salário em alimentos - em casa e fora. O desafio era conquistar parte daqueles 75% restantes com produtos de qualidade e convencê-los que um bom queijo e um bom café valem mais que um vestido ou um relógio. Nascia assim o Eataly (eat: comer em inglês mais Italy, Itália).

Eataly Smeraldo
A unidade de Milão, uma das mais badaladas, foi instalada onde era o antigo Teatro Smeraldo, no bairro de Brera, em 2014| Divulgação

No dia 27 de janeiro de 2007 foi inaugurada a primeira unidade do Eataly, na ex-fábrica de Carpano em Turim,  - onde por décadas foram feitos os renomados vermutes Carpano Antica e Punt e Mes. Depois da chegada de Farinetti, o local virou ponto turístico da cidade. De lá para cá, foram abertas dezenas de filiais na Itália mas também nos Estados Unidos, Japão, Rússia, Turquia,Dubai e até no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Hoje, a marca Eataly está em 16 países levando o que há de melhor da gastronomia italiana e local. Em Milão, o supermercado gourmet foi instalado no centro de Brera, no antigo e tradicional Teatro Smeraldo, em 2014, onde por anos grandes artistas internacionais como Bob Dylan e Caetano Veloso soltaram suas vozes. E o que nos resta dizer: tanti auguri ao paraíso onde a gula não é um pecado. 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]