• Carregando...
Forza: Gleisi divulga ameaça da ONU ao Brasil pela apreensão do passaporte de Lula, notícia FALSA
| Foto:

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman (PR), compartilhou neste sábado (27) em seu perfil oficial no Twitter um boato sobre uma possível “ameaça” da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Brasil, que teria como motivação a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Mais repercussão internacional negativa ao Brasil por causa da perseguição a Lula”, disse a senadora. O texto a que ela se referia continha os seguintes dizeres:

SECRETÁRIO GERAL DA ONU AMEAÇA O BRASIL
Após decisão da apreensão do passaporte de Lula, António Guterres Presidente da ONU classificou como Ato Ditatorial, a retenção de um passaport de um líder mundial.
Antonio Guterres ameaçou o Brasil com sanções caso o passaport de Lula não seja devolvido

A reportagem do blog A Protagonista entrou em contato com a ONU Brasil, que confirmou que as informações são inverídicas. A entidade esclareceu que a ONU é uma entidade de caráter diplomático, e portanto “ameaças” não fazem parte da natureza da instituição. Além disso, sanções não são determinadas de maneira unilateral pelo secretário-geral, e sim debatidas pelo Conselho de Segurança. Por fim, António Guterres não é “presidente” da ONU, e sim seu secretário-geral.

Essa foi a segunda gafe virtual cometida pela presidente do PT em 2018. No dia 14 de janeiro, a senadora, também no Twitter, comentou que uma torcida alemã havia levado ao estádio uma faixa que dizia “Forza Lula”, mas na verdade os dizeres continham a mensagem “Forza Luca”, homenagem a um italiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]