• Carregando...
Jair Bolsonaro é o predestinado ou estamos diante de uma falsa profecia?
| Foto:

Muita gente relevou quando veio da boca de Ernesto Araújo. Se lembrarmos os elogios que há pouco tempo o nosso chanceler fazia aos petistas e à biografia de Dilma Rousseff, vemos que há realmente muito a se relevar. Só que este, especificamente, era o caso de ter dado atenção. Refiro-me ao discurso em que o presidente da República é catapultado ao posto de Jesus Cristo, de predestinado. Não era fundo do poço, era o início da descida.

No último dia 3 de maio, na formatura dos diplomatas no Instituto Rio Branco, o ministro das Relações Exteriores proferiu um discurso que nada tinha a ver com a formatura em si nem com relações exteriores. Transcrevo as palavras exatas: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular do edifício. A pedra que a imprensa rejeitou e que os intelectuais rejeitaram; que os artistas rejeitaram e que os autoproclamados especialistas rejeitaram, ela tornou-se a pedra angular do edifício, o edifício do novo Brasil”.

Ernesto Araújo minimizou a fala depois e enveredou por uma linha de “os humilhados serão exaltados”, explicando que estava falando de todos os que triunfam depois do desprezo. Ocorre que não é verdade. A “pedra angular” da Bíblia é uma só, Jesus Cristo. Comparar qualquer humano a Cristo chama-se idolatria. É mais ou menos por essa seara, essa linha fina entre a fé e as seitas, que transitou a fala do nosso chanceler.

A expressão “pedra angular” aparece na Bíblia diversas vezes, sendo em todas uma referência a Jesus Cristo, falando dEle como predestinado que foi rejeitado pelos homens mas era o alicerce seguro de Deus para a humanidade. Façamos um tour pelo livro sagrado dos cristãos, começando pelo Antigo Testamento, que fala da “pedra angular” como profecia:

“A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.
Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós”.Salmos 118:22,23

“Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado”. Isaías 28:16

Depois, no Novo Testamento, vem a confirmação de que a “pedra angular” é o Messias, Jesus Cristo mesmo, não o Jair Messias Bolsonaro, pelo menos até onde me ensinaram:

“Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular”.Atos 4:11

” Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;” Marcos 12:10

“Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,1 Pedro 2:7

“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,” Efésios 2:20

Até então, havia sido um ministro quem dizia que o presidente da República é predestinado, chegando ao cúmulo de compará-lo a Jesus. O problema mesmo é mais grave: parece que Jair Bolsonaro acreditou.

O presidente da República postou em sua conta de Facebook um vídeo oriundo da mesma fonte religiosa que nos propicia momentos únicos como a Frozen lésbica e a masturbação de bebês na Dinamarca: a Igreja Batista da Lagoinha. E, antes que os elitistas comecem a apedrejar os evangélicos, como faz o guru Olavo de Carvalho, já adianto que eu sou evangélica e batista. Ah, creio só em Jesus mesmo, não em fake news nem em Elsa gay.

Por uma dessas enormes coincidências da humanidade, foi justo na Igreja Batista da Lagoinha, a mesma onde a ministra Damares Alves é pastora, que se alça o presidente da República ao posto de liderança profética do Brasil.

Avaliem se uma igreja capitaneada por Gleisi Hoffmann resolvesse chancelar os ataques ególatras do presidente Lula quando se diz predestinado, uma pessoa que nem mais é homem, é uma ideia. A gritaria seria geral – e olha que ele está preso. Agora a igreja de uma ministra do governo resolve dizer que o presidente não é bem eleito pela gente, é eleito por Deus. Resolvam o que fazer com isso, eu resolvi fazer um artigo mesmo, que é o meu trabalho.

O vídeo em si é antigo, parte do programa televisivo da Igreja Batista da Lagoinha na Rede Super, conduzido pelo pastor Cassio Miranda e transmitido pela primeira vez no dia 10 de abril. Não teve o mesmo destaque antes por dois motivos: é exatamente o tipo de vídeo corriqueiro do canal e o pastor congolês já havia colocado essa mesma fala na internet antes.

Num vídeo com tradução simultânea, como é o tradicional dos televangelistas, Steve Kunda ressalta que não tem participação política por ser pastor. Sim, ele disse isso no programa da igreja da ministra Damares. Também disse que os evangélicos têm de ter atuação positiva na política e, num passo além, garante que recebeu uma revelação: Jair Bolsonaro foi escolhido por Deus para governar o Brasil.

Agora nós temos um presidente eleito por 57 milhões de votos que publica em suas redes sociais um vídeo em que se afirma ser outra a origem de seu poder: divina.

“Eu não moro aqui. Mas falo da parte de Deus. Vocês aceitando ou não, você seja de esquerda ou de direita, o senhor Jair Bolsonaro é o Ciro do Brasil. Deus o escolheu para um novo tempo, para uma nova temporada no Brasil”, disse o religioso. O Ciro, no caso, não é o Gomes, adversário na última corrida presidencial. Trata-se de Ciro, o Grande, usado por Deus para governar o povo conforme os relatos no livro de Isaías, no Velho Testamento.

O religioso disse falar como profeta. “Uma grande ruína se abaterá sobre o Brasil se o Brasil não assegurar esse tempo, a queda do Brasil será terrível”, disse Steve Kunda. “Deus me disse, da mesma maneira, antes que o presidente fosse eleito, eu estava na França, Deus me mostrou e eu fiz um vídeo e eu publiquei. Muitos pastores me disseram para não falar disso, é política, nas igrejas tem pessoas que não gostam de Bolsonaro e tem uns que são por ele, se você falar isso no Brasil, vai criar divisão”.

“Da mesma maneira que Deus escolheu Ciro (não o Gomes), da mesma maneira que Deus escolheu o profeta Elias para eleger o rei da Síria, Ben-Hadade, da mesma maneira Deus escolheu o senhor Jair Bolsonaro”, diz o religioso no vídeo compartilhado pelo presidente da República.

Como até agora eu achava que éramos nós, povo brasileiro, em eleições livres e democráticas que havíamos escolhido o presidente da República, comecei a entrar em crise de fé. Será que eu estou acreditando nas coisas erradas e, ao se auto-proclamar o eleito com base numa fala pastoral na igreja de uma ministra de seu governo, Jair Bolsonaro está certo? Será ele o primeiro governante a fazer isso. Que tipo de profissional poderia sanar minhas dúvidas? Resolvi procurar um pastor.

“É preocupante. Se o outro irmão, o Ernesto, diz que o presidente é uma pedra angular, usando um texto do Novo Testamento de maneira indevida, herética e blasfema, então eu acho que usar agora um texto do Velho Testamento é até fichinha para esse pessoal que está em delírio perigoso, num jogo que mistura poder e religião e que nunca deu certo na história do mundo”, diz o pastor batista Levi Araújo.

A história do apóstolo Steve Kunda sobre predestinação lembrou outra história, também do antigo testamento. Levi Araújo conta quando falsos profetas mandaram reis a uma guerra. “Realmente eu fico bastante preocupado com essa fala desse irmão congolês, com essa profecia. Na verdade, os cristãos reformados e os teólogos que primam pela interpretação correta das escrituras, eles preferem muito mais o Novo Testamento do que o Velho Testamento, mas evidente que no Velho Testamento principalmente com os reis de Israel e de Judá que eram vassalos dos reis poderosos daquela época. Eles, em desobediência aos verdadeiros profetas, arrumavam falsos profetas para justificar a vassalagem e o fato de estar considerando acima de tudo outros povos poderosos e outros reis poderosos. 

Mas essa fala me lembra de uma profecia específica que tinha em um momento, em um episódio onde Acabe e Josafá se uniram para poder ir a uma guerra e eles chamaram vários profetas e um deles, inclusive, fez chifres de ferro com um monte de profetas. E a maioria esmagadora dos profetas dizia que eles iriam triunfar, que eles tinham de ir adiante porque o Senhor estava com eles.

Aí, eles chamaram um profeta que teve a coragem de ser a voz destoante, um profeta chamado Micaías, um profeta que foi o único que teve coragem de peitar todos os falsos profetas daquela época. Acabe já não gostava dele porque, pensa num rei sangue ruim e que agora estava tentando levar Josafá junto consigo para uma guerra onde todos foram destruídos.

Então, eles chamaram o Micaías e o Micaías não arredou o pé, falou que realmente o Senhor não estava nisso e que ele estava sendo induzido, enganado por falsa profecia, inspirado por espíritos malignos. Então, quando eu ouvi a profecia, eu me lembrei imediatamente desse texto do Velho Testamento”, explica o pastor Levi Araújo.

Pelo que eu entendi, tenho de continuar orando mas também dar graças. Talvez o mundo fosse outro se Acabe e Josafá usassem o twitter para difundir o conteúdo dos falsos profetas que lhes garantiam o triunfo. E talvez a nossa vida fosse muito mais difícil se governantes brasileiros tivessem a permissão de misturar política com profecias religiosas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]