• Carregando...
Foto: Aziz Acharki/Unsplash
Foto: Aziz Acharki/Unsplash| Foto:

Convivo com centenas de pessoas de sucesso, de vários tipos, setores e classes sociais. As que mais conseguem perenidade e prosperaram em todos os sentidos, são aquelas que, de alguma forma, conseguem equilibrar o conhecimento, a simplicidade, o sucesso, a riqueza, o trabalho, a influência, a autoridade e a empatia. De fato, não é fácil lidar com este misto de sentimentos e conquistas. E me arrisco a dizer que é exatamente por isso que tanta gente se perde no meio do caminho. Principalmente, quando o assunto é empreender.

O mundo dos negócios como um todo e o ecossistema de startups, especialmente, não dá margem para erros e, tampouco, valoriza a vaidade. Não é difícil perceber que quem se destaca alcança este feito justamente por ter equilíbrio e controle sobre si mesmo, suas emoções e ambições. São inúmeros os casos em que as pessoas tentam inverter os valores. Quantos especialistas de tudo estão surgindo sem que eles, ao menos, tenham vivido o que estão tentando ensinar?

Apesar do tempo e a própria vida se encarregarem de dar as devidas “porradas” e por meio de lições oferecer diferentes ensinamentos, eu prefiro sempre lembrar as pessoas de que nada é para sempre e da importância de ter os pés bem firmes no chão. Não falhar no que é essencial já é um excelente começo. A certeza, sem a dúvida, te faz um ignorante. A simplicidade, sem autoconhecimento, te deprecia. A riqueza, sem caridade, te faz avarento. A empatia, sem compaixão, te faz dissimulado. A influência, sem “semancol”, te deixa metido. O trabalho, sem tempo, te faz escravo. A autoridade, sem respeito, te faz tirano.

Como identificar esses pontos e descobrir quem é assim? Esteja atento aos sinais - eles são preciosos, seja na vida, ou no mundo dos negócios.  Pequenos sinais e certos detalhes, repetidamente, de autopromoção, de selfish, de ancoragem, de vendas, de ostentação, de prepotência, de benevolência demais, de ingenuidade, entre outros tantos, dizem muito sobre alguém.

E nada é mais poderoso do que a coerência. Falar é fácil, mas o que foi feito? O que é mostrado e como é enxergar o filme por trás da foto? Como eu costumo dizer, quem fala que sabe, geralmente não sabe. Quem mostra o que tem, não deve ter tanto assim.

É desafiador ler as entrelinhas. No entanto, necessário para sobreviver e, principalmente, para se destacar. No programa O Anjo Investidor, que vocês têm acesso neste mesmo jornal com publicação de um episódio semanal, dou dicas como essa para quem deseja entender melhor a nova economia, o mundo das startups e do investimento anjo. No programa, fica nítido como os empreendedores precisam estar em perfeito equilíbrio para desenvolverem seus negócios. Como eu disse no começo, seja na vida ou no mercado, este será o maior desafio para todos daqui para frente. Fica o convite para acompanhar o Anjo Investidor. Boas reflexões e negócios!

LEIA TAMBÉM
>>> O Anjo Investidor: Startup Celebryts precisa de um milhão em investimentos
>>> Caçar ou não caçar unicórnios?
>>> Qual o caminho do dinheiro em uma startup?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]