• Carregando...
Atenção das pessoas é a moeda mais valiosa que você receber
| Foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash

Recentemente propus um desafio no meu Instagram. A proposta era escrever nos comentários “qual é a moeda mais valiosa na sua opinião”. Deixei totalmente em aberto, poderia ser então qualquer coisa, incluindo tempo, família, ouro, Bitcoin, entre outras. Recebi centenas de comentários interessantes e, por isso, resolvi compartilhar algumas percepções quanto aos resultados e principalmente quanto ao que me motivou a fazê-lo.

Como eu já imaginava, as respostas, de fato, foram as mais diversas. O que comprovou, primeiro, que a ideia do que é valioso realmente muda de uma pessoa para outra e, segundo, as pessoas no geral atrelam o que é mais valioso ao que é intangível, aos sentimentos, pessoas ou situações que não tem precificação.

Depois de feito o movimento, me manifestei também. Todas as palavras comentadas são realmente valiosas, poderosas e essenciais, mas tem uma que é capaz de agregar e reunir todas elas no mesmo contexto: é a atenção! Na minha opinião, se você conquistar a atenção genuína das pessoas, você pode conseguir as outras “moedas” (sempre no bom e no honesto sentido).

Segundo o dicionário, a palavra atenção significa concentração da atividade mental sobre um objeto determinado. É a concessão de cuidados, gentilezas, obséquios. Para a psicologia, a atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os de prioridade para um processamento mais profundo.

E convenhamos: nos dias de hoje, onde tudo é extremamente superficial, passageiro e rápido, reter a atenção de alguém por um determinado tempo tem sido um enorme desafio, seja em casa, no trabalho, em uma aula ou palestra.

Por isso, para mim a moeda mais valiosa se tornou a atenção. Se você consegue obtê-la de forma sincera e espontânea, poderá conquistar o que quiser. Uma boa conversa, dar ou receber um conselho, fechar negócios e/ou dar andamento em trabalhos que não “andavam” por falta de atenção e por aí vai.

+ Acompanhe o GazzConecta no LinkedIn

Em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica, as vezes esquecemos de olhar nos olhos, de cumprimentar, de dar bom dia com a cabeça erguida e não teclando no celular enquanto responde alguém que não está do seu lado e nem vê quem dividiu o elevador com você.

Algumas moedas são insubstituíveis, e perdê-las pode significar um rombo enorme na sua alma. Por isso, avalie com frequência suas ações e prioridades. Afinal, para você hoje, qual é a moeda mais valiosa? Depois que conseguir responder, guarde-a e cuide dela com carinho para não correr o risco de perdê-la. Pense nisso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]