Thumbnail

Marco Poli: “Ninguém consegue negar a profunda necessidade social do ser humano, e talvez ainda mais, a do quente e acolhedor povo brasileiro”.

Marco Poli

Marco Poli é mentor, advisor, conselheiro, professor, palestrante, escritor e investidor em startups. Ele é fundador da ClosedGap Ventures. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças pelo antigo IBMEC-SP, atual Insper. É conselheiro da Gazeta do Povo.

Pós-pandemia

Novo normal ou apenas normal?

15/06/2020 15:37
As reações à Covid-19, tanto as voluntárias quanto as impostas pelo Estado, geraram mudanças significativas nos negócios, no dia-a-dia e na vida das pessoas. E isso teve um enorme impacto nas empresas, nos seus resultados, nas projeções e nas estratégias.
A imposição da quarentena e do isolamento social fez mais pela digitalização das empresas do que todos os CIOs e CTOs teriam meramente sonhado. Empresas de 100 mil funcionários que até ano passado lutavam para conseguir aceitar o desejo de 300 deles de trabalharem em home office hoje têm mais da metade da sua força trabalhando de fora do escritório. As ferramentas de interação digital em tempo real - como softwares de videoconferência e de gestão de equipes - tiveram um salto evolutivo que poucas outras inovações ou tecnologias conseguiram das na história da humanidade.
Ferramentas como Zoom tiveram um aumento de 50% no número de assinantes em um período de meras três semanas. Suas ações, negociadas na NASDAQ, apreciaram quase 300% desde fevereiro.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Aliás, uma empresa homônima que negociava como "penny stock", uma ação que valia apenas centavos em mercado de balcão mas que usava o ticker ZOOM, teve suas negociações interrompidas depois de se apreciarem consideravelmente na confusão de que poderia ser da empresa de videoconferências.
A digitalização forçada quebrou um sem-número de grilhões e tirou da inércia muitos hábitos e muitos mercados regulados. Setores que possuíam amarras consideradas até então intransponíveis que exigiam presença física subitamente se digitalizaram.
Faculdades, universidades, escolas, cartórios, repartições públicas e até colégios de ensino fundamental tiveram que se adaptar para não prejudicarem os clientes e preservarem as suas receitas.
Profissões reguladas como a dos médicos, que tinham proibições expressas ao seu exercício não presencial, agora já permitem consultas virtuais. Nesse ponto em especial, há mais de dez anos eu acompanho startups tentando explorar o modelo e ajudar os médicos a serem mais digitais, com algumas inclusive tendo que se explicar e sendo assediadas por isso pelos Conselhos, os órgãos incumbidos de garantir o mercado.
Muito se fala agora de como será o "novo normal". Aquele normal que virá depois do final da pandemia, quiçá depois da vacina de sucesso ou de outro evento que possa extinguir de vez a histeria ao redor da nova doença. Muitos acreditam que vai ser completamente digital, que as pessoas em home office não vão aceitar serem obrigadas mais uma vez a frequentar os escritórios. Que o real estate de espaços corporativos e de escritórios vai sofrer imensamente, e que os coworkings podem estar imunes pois vão acabar absorvendo a debandada dos escritórios tradicionais.
Mas ninguém consegue negar a profunda necessidade social do ser humano, e talvez ainda mais, a do quente e acolhedor povo brasileiro. A necessidade de voltar ao convívio social apareceu em todas as interações que eu tive desde o começo do afastamento. Em todas as dezenas de calls, em todas as poucas reuniões presenciais, em parte significativa do material que consumo digitalmente. As pessoas encontraram formas de reduzir o impacto do isolamento, mas essas soluções ainda não se igualaram ao contato presencial.
Mas qual será o resultado, depois da volta do convívio, que o isolamento social vai produzir? Vamos continuar todos isolados em nossas casas com interações virtuais sempre que possível ou vamos voltar a sermos tão presenciais como éramos até fevereiro?
Conheço muitos que apostam em um extremo ou outro. Eu, pessoalmente, acho que vamos estar em algum lugar entre eles. Acho que a quebra da inércia da necessidade presencial de muitos setores e serviços vai ser irreversível. Mas acho também que muitos vão optar voluntariamente por voltar ao convívio social, mesmo que em intensidade menor do que a exigida antes do isolamento.
Acho que as oportunidades para novos modelos de negócios, ferramentas e tecnologias que ajudem a trazer a sensação social ao ambiente virtual vão se beneficiar muito, e que cada vez mais a digitalização vai melhorar a produtividade, a riqueza e o conforto da população. Mas também acho que não seremos tão brevemente uma espécie 100% digital, e que o isolamento exigido pelas reações à Covid-19 vai ser em grande parte revertido e ressocializado assim que o risco da doença for afastado.
O novo normal, a meu ver, vai ser transiente. Mas vai ser um bom acelerador à digitalização do velho normal, que já vinha caminhando, mesmo que mais vagarosamente, para o que vamos viver no futuro próximo. Apenas o bom e velho "normal".

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão