Thumbnail

Anderson Godz

Desde 2016 Anderson Godz é investidor, conselheiro de administração e advisor para nova economia, projetos e governança corporativa. Autor de livro, criou uma comunidade de governança com mais de 12 mil pessoas. É conselheiro da Gazeta do Povo.

Governança e tecnologia

O dilema não está só nas redes: vivemos a era das contradições

23/09/2020 18:34
“Com a mesma
rapidez com que a nova economia nos surpreende, podemos ver surgir novas Enron
ou Lehman Brothers digitais”. Escrevi essa frase há mais de três anos. Para
quem não se lembra, a queda da Enron no início dos anos 2000 foi um dos maiores
escândalos contábeis da história. Já o centenário banco de investimentos Lehman
Brothers cravou em 2008 a maior falência americana, na esteira da crise do subprime.
A frase foi parar no livro “Governança & Nova Economia”. Do livro, nasceu uma comunidade de prática que hoje conta com 20 mil pessoas. A Gonew.co une membros da alta gestão e de conselhos empresariais brasileiros com o propósito de construir empresas velozes e corretas. A seriedade do movimento fica demonstrada com o apoio já recebido de empresas como a PwC, a Fundação Dom Cabral, o escritório de advocacia Arns & Andreazza, a World Trade Center (Região Sul) e a Gazeta do Povo, para citar algumas.
Mas por que tantas pessoas e empresas relevantes têm se movimentado ao redor de um tema que, à primeira vista, parece tão pouco convidativo como a governança? Talvez porque a cada dia que passa fica mais evidente em nosso cotidiano que temos que lidar com os inúmeros dilemas de unir tecnologia e poder, inovação e ética, velocidade e controle.
E quando falo em
dilemas, não me refiro somente ao das redes sociais ou a privacidade hackeada,
temas dos algoritmos netflixianos. A inovação não é um conto de fadas. Os
dilemas são das redes mas também são empresariais e envolvem a tomada de
decisão na alta gestão. São novos paradoxos que demandam novas funções dos
conselhos e da alta gestão.
O processo decisório deve prezar pela conformidade mas sem abrir mão da criatividade, apoiar as inovações disruptivas sem deixar de lado as incrementais, defender ritos sem perder a agilidade e prover recursos para inovar no longo prazo ao mesmo tempo em que precisa garantir o curto prazo (obrigado, Maximiliano Carlomagno, por essa provocação no último Master!). O meio empresarial, então, tem um dilema: buscar a perenidade em um cenário de encurtamento dos ciclos de vida empresariais.
Mas os dilemas também são políticos e de poder, o que também poderia render uma série em serviços de streaming. Apoiar Trump ou o TikTok e o WeChat? Tecnologia 5G com os Estados Unidos ou com a China? De que lado você fica na guerra fria tecnológica do século 21? Respondo: no meio. Seus dados são a matéria-prima.
Já no campo da
ética e da vida, os dilemas só estão começando: das tecnologias de melhoramento
humano à promessa de busca pela vida eterna de Elon Musk. A última do
empresário foi um chip que, segundo ele, será capaz de permitir o controle de
smartphones e computadores apenas com a mente. Por enquanto, apenas uma
porquinha chamada Gertrude teve o tal artefato implantado no cérebro. Por
enquanto.
Até mesmo em terras tupiniquins não estamos imunes a dilemas digitais, como é o caso da suspensão de contas em redes sociais pelo Supremo Tribunal Federal ou o projeto de lei das fake news. No campo regulatório, ainda temos os dilemas que envolvem novos modelos de negócios e já resultaram até em greve, caso dos entregadores — ciclistas e motociclistas — vinculados a aplicativos de delivery como o iFood. Até já nos esquecemos dos clássicos pode-não-pode dos patinetes e bicicletas compartilhadas, Uber vs prefeituras mundo afora, entre tantos outros.
Se há controle demais, a inovação desconfia. Não parece razoável sufocar os motores da inovação com regulações e compliance que são pesados demais. Mas é melhor não tê-los? Qual é a medida certa do controle? E as pessoas e empresas realmente precisam se posicionar a todo o tempo sobre todos os conflitos do mundo? Se sim, qual é a ciência dessa hiperexposição, vez que o que é certo ou errado muda com o tempo, enquanto as memórias digitais permanecem à espera de cancelamentos tardios?
Não podemos esperar que tantos dilemas sejam resolvidos facilmente. As soluções não se darão, somente, por regulação ou tecnologia. O caminho exige uma sociedade preparada e capacitada para debater os temas emergentes e as contradições de conectar o mundo. E se esse não chega a ser um propósito para você, que ao menos busque refletir um pouco sobre esses dilemas. Pode ser decisivo nessa era de contradições.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão