• Carregando...
vinicius-poit-imprensa-livre-gazeta-do-povo
O deputado Vinicius Poit (Novo-SP).| Foto: Reprodução

Por Guilherme Macalossi

Na última eleição, o Congresso Nacional passou por uma das maiores renovações de sua história. 47% dos deputados federais são de primeiro mandato. Entre os senadores, esse índice é superior a 85%. Com isso, novos atores passam a protagonizar a cena política do Legislativo, oxigenando o debate público.

Na legislatura que se iniciou em 2019, o Novo foi um dos partidos que passou a contar com uma bancada na Câmara Federal. Todos os seus representantes eleitos pela primeira vez para a função. Dentre eles está Vinícius Poit, que se elegeu pelo Estado de São Paulo com mais de 200 mil votos.

Egresso do mundo empresarial, onde trabalhou no ramo da energia elétrica e das startups, Poit aponta que “a gestão da política, a gestão de um país, a gestão de um parlamento ou de um gabinete (…) está longe de ser igual a gestão de uma empresa”. Mesmo assim, na avalição do deputado, é possível buscar na iniciativa privada elementos que tragam a modernização do setor público, principalmente em temas como eficiência de gastos e corrupção.

Uma das inconformidades de Poit é com a agenda particular de parcela considerável dos políticos. “Ainda tem aquele pensamento que, para mim, é muito ruim, mas faz parte da política no nosso país, de o cara só pensar na próxima reeleição. (…) O cara pensa em legislar em causa própria, quando um deputado federal tem que legislar representando o povo que botou ele lá”, diz.

Por isso, Point aponta que a verdadeira reforma política, sempre tão falada e discutida, é aquela que será obtida com o “dedo na urna”, elegendo quem “vota diferente, age diferente, tem propósito, que representa o cidadão”.

Questionado por Alexandre Borges sobre o trabalho dos novos deputados eleitos, Poit responde que a “renovação está acontecendo”. “A hora que a gente começa a falar de fim de foro privilegiado, a hora que a gente começa a falar de fim de privilégios dos gabinetes, a hora que a gente tem um monte de deputado preocupado em estar lá no ranking dos políticos, que não usa motorista, que não usa apartamento funcional, que não usa auxílio moradia, que não usa aposentadoria especial, que não usa reembolso de saúde. Essa discussão chegou na Câmara dos Deputados.”

Acompanhe a íntegra da entrevista de Vinicius Poit, que também abordou o uso das redes sociais e da internet para obtenção de votos e também o fim das coligações nas eleições de 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]