• Carregando...
5G Bolsonaro
Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e ochefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, comemoram resultado do leilão do 5G: promessa de mais velocidade na telefonia móvel.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Depois de um leilão que movimentou R$ 42 bilhões e que dizem foi o maior do mundo, os contratos de concessão do 5G, a quinta geração da telefonia móvel, foram assinados nesta terça-feira (7), no Palácio do Planalto. Dizem que será 100 vezes mais veloz que a quarta geração e que até meados do ano que vem já estará implantado em todas as capitais, partindo para o interior.

O grande avanço é esse: levar para o interior. Para escolas, hospitais e comunidades mais isoladas. Para o agro será um grande instrumento. É o Brasil na modernidade e na conexão. É o Brasil conectado com o 5G, voltando aos trilhos.

Personalidade do ano

O presidente Jair Bolsonaro recebeu a notícia de que foi eleito em votação popular de "personalidade do ano" da revista americana Time. Em 9 milhões de votos, ele recebeu 2,1 milhões ou 21% dos votos. Em segundo lugar ficou o ex-presidente dos EUA Donald Trump, com 9%. E depois deles vieram os profissionais de saúde que atuaram no combate à Covid-19, com pouco mais de 6%; o russo Alexei Navalny, ativista político e opositor de Vladimir Putin, com 6%; e depois cientistas que desenvolveram a vacina contra a Covid com 5,3%.

Isso não é novidade para a revista Time, que já tinha posto o presidente do Brasil em 2019 e 2020 como uma das personalidades mais influentes do planeta. Agora isso é confirmado por uma enquete levantada pela revista e que dá uma diferença grande, de 24% sobre 9% em relação a Trump.

Atenção às doenças cardíacas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou uma portaria em evento no InCor, em São Paulo, que lança uma série de estratégias para aprimorar o atendimento e tratamento das doenças do coração, que é a principal causa de morte no país.

Olhando os números de hoje, no site de transparência dos cartórios de registro civil, a gente vê que a Covid-19 está numa média diária de 58 mortes, enquanto a de doenças cardíacas é de 847. Quatorze vezes mais. Por isso está na hora da gente cuidar daquilo que está matando mais e que é fácil de prevenir. Claro, tem as questões genéticas que por mais que a gente fique sabendo não consegue prevenir, mas consegue batalhar contra. Em geral, a doença cardíaca entra pela boca. É na comida e no sedentarismo, é bom lembrar isso.

Rosa Weber volta atrás nas emendas de relator

A ministra Rosa Weber, do STF, engatou uma ré nas emendas de relator. Ela primeiro bloqueou tudo. Eram R$ 16 bilhões que iam para saúde, educação, dinheiro já pago, verbas empenhadas, etc. Mas ela conversou com os presidentes da Câmara e do Senado, e aceitou voltar atrás diante do compromisso das Cassa de ampliar a transparência.

Sendo assim, foi derrogado aquele apelido que a mídia deu a essas emendas, chamando-as de secretas. Agora são "emendas transparentes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]