• Carregando...
Álcool e direção não se misturam. Nem aqui, nem na Alemanha
| Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR/Arquivo

Um caminhão fez uma ultrapassagem perigosa na faixa dupla, onde é proibido ultrapassar, e quase bateu em um ônibus que vinha em sentido contrário. O motorista que vinha atrás tinha aquelas câmeras que gravam tudo e botou na rede social.

A Justiça viu a postagem, identificou o motorista e ele acabou de ser condenado à prisão em regime fechado por tentativa de homicídio por dois anos e três meses. Ele vai ficar na cadeia, porque isso aconteceu na Alemanha.

Se acontecesse no Brasil, no máximo, ele teria que pagar uma cesta básica. Essas são coisas que, infelizmente, acontecem aqui e estimulam a impunidade.

Em um dia como hoje é bom a gente lembrar que álcool e direção não se misturam. Um bombeiro que bebeu, atropelou e matou um motociclista. Sabe-se lá quantas pessoas ele já salvou, mas cometeu esse único deslize e a vida dele acabou. Provavelmente, vai ser expulso da corporação e ainda vai pagar na consciência e na Justiça.

Denúncia

Eu recebi uma denúncia do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ). Ele disse que o governador do Rio de Janeiro (Wilson Witzel) e alguns membros do Ministério Público estão preparando uma conspiração contra o presidente Bolsonaro.

Fizeram uma delação premiada já pronta para que o Fabrício Queiroz assine se ele não quiser ficar na prisão. Eu acho isso complicado porque, pelo o que eu sei, na Constituição, o presidente da República não pode ser processado durante o mandato por crimes cometidos antes do mandato.

Por outro lado, eu não sei como são essas coisas, mas a política no Rio de Janeiro é uma coisa complicada. Eu não entendi bem essa história. O Rio de Janeiro desde muito tempo não tem sido feliz em suas escolhas.

Lula x Hang

Os advogados de Lula entraram com um processo de difamação e calúnia contra o dono da Havan, Luciano Hang. Ele teria patrocinado um avião desses com faixa, que passou pelo litoral catarinense, com os dizeres: “Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro”.

A imagem foi postada nas redes sociais e a defesa do ex-presidente Lula pede a suspensão dessa campanha e uma indenização por danos morais de R$ 100 mil.

Previsões erradas

Eu recebi também pelas redes sociais as previsões de políticos, especialistas, consultores, professores universitários, comentaristas, articulistas, gente especializada em política e todos diziam no começo de 2018 que Bolsonaro não teria a menor chance de ser eleito e muito menos de chegar ao segundo turno.

Mais adiante, eles já diziam que se ele chegasse ao segundo turno significaria que teriam que escolher alguém para ganhar dele, porque ele iria perder certamente. Eu incluo as pesquisas de opinião que também diziam isso.

Mesmo assim, Bolsonaro teve uma estrondosa vitória com quase 58 milhões de votos e eu me pergunto: que credibilidade restou para todos esses que estão nas redes sociais e que continuam fazendo previsões?

Eu não costumo fazer previsões, eu não tenho bola de cristal, não sou astrólogo, não leio mapa astral e prefiro analisar aquilo que é óbvio, que já passou e as tendências seguindo a direção das coisas.

A gente precisa sair das árvores e ir para a floresta para ver que lado a floresta está sendo inclinada pelo vento. Essa é a oportunidade para a gente consultar esse tipo de bússola e não deixar que as preferências pessoais atrapalhem as prováveis suposições e previsões.

Feliz 2020!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]