• Carregando...
Notas e moedas.
Notas e moedas.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O melhor indício de que o otimismo está de volta é o resultado de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria encomendada ao Ibope. No geral, a pesquisa mostra o seguinte: metade dos brasileiros pesquisados está otimista, um quarto está neutro e o outro um quarto está pessimista. Então, a maioria já está otimista.

Dos empresários da indústria pesquisados, 60% acreditam que o governo está no caminho certo. A pesquisa feita em outubro mostra um crescimento de 0,8% do setor de serviços. Se a gente pegar outubro de 2016 o resultado era de queda de 1,7%.

Há quem esteja prevendo, inclusive, um crescimento do Brasil para o ano que vem de 3%. Esse ano vai ter um aumento de 1,2% no PIB. Só que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe está prevendo um crescimento de 0,1%. Ou seja, provavelmente o Brasil vai crescer 12 vezes mais, em números relativos, que o restante do continente.

A taxa Selic está no recorde e foi baixada ainda mais para 4,5%. Já estão dizendo que no início do ano vai chegar a 4%. A Caixa Econômica Federal está acompanhando isso no empréstimo imobiliário e até já baixou os juros. Os grandes bancos, por sua vez, vão ter que correr atrás também.

Neste momento os números são ótimos. O S&P, que é uma espécie de cadastro da confiança mundial, subiu o posicionamento do Brasil. A gente está começando a chegar perto do ponto de bom pagador, estamos com BB-, e continuamos a subir.

Segurança Pública

O presidente Bolsonaro já está com o pacote anticrime nas mãos para sancionar. O projeto já passou pelo Senado, o assunto já está sendo discutido com o ministro Sergio Moro para ver se vai vetar alguma coisa.

Eu acredito que vão vetar aquela história do juiz de garantias, que é o juiz que é colocado para ver se solta o pessoal. É uma espécie de Gilmar Mendes. Se o presidente vetar, não vão conseguir derrubar o veto dele porque há uma força nacional.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o ministro Sergio Moro trabalharam em conjunto nisso. Eu diria que Moro conseguiu uma ajuda de um Davi para atingir esse Golias do crime.

Saneamento

A Câmara, por 276 votos contra 124, fez aquele marco legal do saneamento básico em que é permitido privatizar o setor. Vai ter empresas privadas para tratar e distribuir a água e para tratar e recolher esgoto. O que é muito positivo já que o estado brasileiro não tem condições de investir. Essa lei vai aliviar os estados.

Combate ao crime

A Polícia e o Ministério Público continuam trabalhando. Ainda ontem (12) foi presa a filha do vice-governador de Alagoas, a Lívia Barbosa. Ela foi acusada de desviar verba da saúde pública. Isso quer dizer que aquela história do seis a cinco no Supremo não esmoreceu as autoridades.

Nesse Brasil que muda, tem que mudar também a segurança pública para que a gente possa sair na rua, festejar Natal, festas de fim de ano com mais tranquilidade como os números já estão mostrando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]