• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro  voltou a se defender pela possível sanção ao fundo eleitoral de 2020. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Bolsonaro, segundo o levantamento do Poder 360, é o presidente do Brasil que mais teve contato com jornalistas de toda a história. Em 2019, foram 65 entrevistas exclusivas.

Para a televisão, foram 41, para o rádio, cinco, para site de notícias, 14, para o Youtube, cinco. Para a Record, foram 14, para o SBT, 11, para a Band, 10, para o Estadão, quatro, para a Globo, três, para a Jovem Pan e o Antagonista, duas.

Além disso, ele recebeu 114 jornalistas em cafés da manhã no Palácio do Planalto. Ele recebeu os profissionais na própria residência no Palácio Alvorada e no Quartel General do Exército, em churrasco.

Jair Bolsonaro conversa com jornalistas praticamente todos os dias. Ele é um recordista. Ninguém pode dizer que o presidente da República não se comunica.

Queda do desemprego

O desemprego caiu, todo mundo sabe. Eu tenho dito aqui que são mais ou menos iguais os números de pessoas que estão trabalhando com carteira assinada e os que estão tendo atividade econômica sem carteira assinada.

O IBGE diz que são 33,7 milhões com carteira assinada, da população ativa. E que são 24,6 milhões trabalhando por conta própria, também população ativa. Me perdoe IBGE, mas eu acho difícil de contar aqueles que estão trabalhando por conta própria.

O sujeito pega uma bicicleta e vai fazer uma entrega, assim ele já está descobrindo o trabalho. Daqui a pouco ele está com uma microempresa e assim vai. Na verdade, calcula-se que são 40 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria.

Esse é o sujeito da iniciativa, o empreendedor. Foi assim que os Estados Unidos viraram o país mais poderoso do mundo econômica e militarmente. Ninguém esperou pelo estado, o governo não atrapalhou ninguém. A pessoa simplesmente começou a ser dono do seu próprio nariz e ganhar o próprio dinheiro.

E da dívida pública

A dívida pública caiu no ano passado. Uma grande notícia. Dívida pública alta – que está muito alta – faz com que o governo pague muito juro. O valor hoje é de R$ 5,5 trilhões.

Isso dá três quartas partes, 75,8% do Produto Interno Bruto. Ou seja, de tudo que se produz dentro do país, três quartos é dívida. Essa situação acontece porque o governo não tem arrecada para pagar tudo o que gasta e tem que jogar papel no mercado para pedir dinheiro emprestado.

Esse é aquele juros que você precisa pagar quando você aplica no banco. Enfim, essa é a melhor situação dos últimos seis anos, em relação a dívida pública interna. Melhorou.

Fim do recesso

E eu queria registrar aqui que acabaram as férias do Legislativo e do Judiciário Tomara que isso signifique soluções e não problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]