i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Alexandre Garcia

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Ver perfil
Partidos de centro

Abertura das urnas reforça capital político do Centrão

  • Alexandre GarciaPor Alexandre Garcia
  • 17/11/2020 21:58
Eleitora vota no Pará no último domingo (15): partidos do Centrão elegeram mais prefeitos e vereadores do que em 2016.
Eleitora vota no Pará no último domingo (15): partidos do Centrão elegeram mais prefeitos e vereadores do que em 2016.| Foto: Tarso Sarraf/AFP

O voto de cada um é muito valioso. Sempre digo que não se deve deixar que outro decida por você, porque o seu voto pode ser o voto do desempate. Pois foi o que aconteceu nos municípios de Quinta do Sol (PR) e Itapuca (RS). Os prefeitos eleitos nas duas cidades venceram por apenas um voto de diferença.

Já em Caraúbas (PB), Kaloré (PR) e Jardinópolis (SC) houve empate nas votações para o Executivo municipal. No fim, os candidatos mais velhos ganharam, como estabelece a legislação em caso de empate. Outra curiosidade: Muriaé (MG) elegeu o prefeito mais velho do Brasil, o empresário José Braz, que tem 95 anos.

Denúncia gravíssima

Ao comentar os ataques virtuais contra o sistema da Justiça Eleitoral e a demora na apuração dos votos na eleição do último domingo (15), o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, disse que houve uma articulação de milícias digitais que agiram para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro com fins políticos.

Eu acho isso gravíssimo. É caso de Congresso Nacional convocar o presidente da Justiça Eleitoral para falar a respeito disso, porque é grave, foi uma tentativa de interferência no voto do cidadão.

E o ministro tem que explicar melhor a história da falha no supercomputador que chegou com atraso, não deu tempo de fazer teste, e com isso dispensou os computadores dos tribunais regionais, que tiveram de mandar tudo para Brasília. Está muito estranho isso.

Isso só reforça a tese de quem defende que a urna eletrônica faça a impressão do voto. A pessoa olha o voto, confere e pronto: não paira qualquer dúvida. Além disso, se precisar, dá para fazer uma recontagem.

Centrão fez bonito nas urnas

Os partidos do Centrão, tão criticados pela mídia, saíram ainda mais fortes das eleições municipais do último domingo (15). PSD, PP, DEM e PL conseguiram eleger muito mais prefeitos agora do que em 2016. Aliás, o PP foi o campeão de prefeituras no Nordeste, que  outrora foi um reduto petista.

Os partidos que mais encolheram após a abertura das urnas foram PT, PSDB, MDB, PTB, PSL, PDT, PCdoB e PV. Mas é bom a gente lembrar que ainda tem segundo turno em 57 municípios, dos quais 18 são capitais.

O MDB ainda é o partido que mais elege vereadores no país. Na eleição deste ano, todavia, encolheu 3%. O PP é o segundo que mais ganhou cadeiras nas câmaras municipais, com um resultado 34% maior do que em 2016. O DEM subiu 49%; o PSD, 22%; o PL, 15%.

Em contrapartida, o PTB encolheu 19%; o PSDB, 18%; o Psol, 17%; o PDT, 9%; e o PT, 5%. O Psol elegeu apenas 89 vereadores, quase nada se comparado com o PP, que deixa as urnas com 6.346 vereadores. Pior ainda o PCdoB, que não conseguiu eleger ninguém para Câmara Municipal.

O desempenho ruim dos partidos de esquerda e de direita reforça a tese de que os grandes vencedores deste pleito foram os partidos do Centrão, que venceram os três partidos mais tradicionais do país, MDB, PSDB e PT — esse último já é quase um partido nanico.

Saiu a primeira pesquisa de intenção de voto no 2º turno em SP

Na capital de São Paulo saiu a primeira pesquisa de intenção de voto para esse segundo turno. Segundo o Paraná Pesquisas, Bruno Covas (PSDB) está na frente com 61,5% e Guilherme Boulos (Psol) tem 38,5%. Boulos já conseguiu o apoio do ex-presidente Lula, que nesta terça-feira (17) teve negado recurso para tentar anular a condenação no caso do triplex do Guarujá.

Nota do editor: O levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo próprio Instituto, entrevistou 1.000 eleitores de São Paulo entre os dias 16 e 17 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-09859/2020.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    ewz

    ± 0 minutos

    Quero ver quando o centrão lançar candidato próprio em 2022. Desembarca do governo e já era

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    18/11/2020 19:07:03

    O Barrosão é o perfeito esquerdo/progressista, posa de impoluto mas falseia em tudo o que faz. O negocio dele é lacrar, como fazem os amiguinhos dele que chamou pra fazer propaganda para o horário eleitoral. Átila e dr Drauzio, e claro, o mais novo “cumpanheiru “ dele, o tal do F.Neto. Devia é ser chamado para dar explicações lá no Congresso. Mas e o rabo preso dos nossos políticos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    18/11/2020 19:07:03

    O Barrosão é o perfeito esquerdo/progressista, posa de impoluto mas falseia em tudo o que faz. O negocio dele é lacrar, como fazem os amiguinhos dele que chamou pra fazer propaganda para o horário eleitoral. Átila e dr Drauzio, e claro, o mais novo “cumpanheiru “ dele, o tal do F.Neto. Devia é ser chamado para dar explicações lá no Congresso. Mas e o rabo preso dos nossos políticos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ewz

    18/11/2020 18:11:46

    O Centrão é o agiota da política que cobrará juros altíssimos até 2022. Ao sentir o vento mudar, pula da barca rapidinho. Fez assim com o PT e fará com o Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo César de Castro Silveira

    18/11/2020 17:51:44

    O PT não encolheu 5%. Perdeu 81 prefeituras. Em 10 municípios com mais de 200mil eleitores do Estado de SP não fez NENHUM vereador. Também PT não elegeu vereador em 3 outras com mais de 200mil: Ponta Grossa-PR, Rio Branco-AC capital, e Aparecida de Goiânia-GO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    18/11/2020 17:34:58

    Estamos aos poucos consertando o pais. Os ISTAS desapareceram, muito em breve. O Bolsonaro apoiou alguns candidatos que perderam e os jornalistas exultaram a derrota, como um prenuncio para 2022. O Lula está apoiando o Boulos, que irá perder sem duvida em São Paulo, vamos ver como serão as notícias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 16:03:59

    MAIS UM GENERAL REBELDE? >>> O Ministério da Saúde publicou na manhã desta quarta (18) no Twitter a seguinte mensagem: “Olá! É importante lembrar que, até o momento, não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19. A nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PARREIRAS RODRIGUES

    18/11/2020 14:58:32

    Concordo com o Alexandre Garcia - até que enfim... - no tocante à necessidade da implantação do voto impresso. E não vale a desculpa do TSE que cita o custo. Basta deduzi-lo do fundo eleitoral, uma extorsão. Mas mesmo que nanico, o PT ainda existe. E é por culpa justamente dos bolsonaristas que ainda insistem em citar a sigla e o líder a cada crítica ao Mitoquemente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    18/11/2020 13:40:51

    Parabéns Alexandre! Sempre sensato e ponderado! Sucesso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 13:22:18

    Se 80% da madeira extraída ilegalmente ficam no Brasil, Jair Bolsonaro apontará o nome dos compradores/vendedores?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 12:17:17

    A Polícia Federal designou uma equipe especializada na apuração de crimes cibernéticos, especialmente de casos de pedofilia e fraudes bancárias na internet, para investigar a ação de hackers contra o Tribunal Superior Eleitoral. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, apontou a ação de "milícias digitais" e disse ver "motivação política" nos ataques virtuais sofridos pela Justiça Eleitoral no domingo (15), dia de votação do primeiro turno das eleições municipais. Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/policia-federal-inicia-investigacao-ataques-virtuais-tse/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 11:20:36

    No segundo turno, todos, exceto Crivella, fogem do apoio do Jim Jones.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA

    18/11/2020 3:43:32

    Concordo ALexandre!! Muitos críticos estavam de passeio, e depois vieram reclamar!! Você está certo. A maioria dos poucos formadores de opinião ao invés de votarem estavam viajando!! Mas você acredita na urna eletrônica? Você acredita no sistema proporcional? Você acredita neste jornal? Eu acredito em você.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    18/11/2020 2:17:36

    Voto vale quanto no sistema proporcional onde 497 dos atuais 513 deputados não tiveram votos para estar onde estão?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.