• Carregando...
Marcos Cintra, secretário da Receita Federal.
Demissão de Marcos Cintra partiu do presidente Jair Bolsonaro, após o secretário insistir na recriação da CPMF.| Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O presidente Jair Bolsonaro está usando novamente uma sonda nasogástrica, como aconteceu na outra cirurgia. A situação é a mesma: o intestino dele fica paralisado e o órgão reage porque foram afastadas as aderências no momento de colocar a tela para eliminar a hérnia. A sonda nasogástrica serve para aliviar os gases, e Bolsonaro está recebendo alimentação endovenosa. Mas ele está firme, tanto que tuitou a razão da saída do secretário da Receita Federal Marcos Cintra. É uma pena.

O presidente disse que a CPMF derrubou Marcos Cintra. A ideia do secretário da Receita era voltar com esse imposto, e o presidente discordava. Além disso, o Congresso também discordou - e de um modo marcante.

O secretário da Receita Federal perdeu a condição de ser o negociador da reforma Tributária no Congresso. Embora ele tenha sido deputado federal, vereador em São Paulo, e seja uma pessoa política, além de ser um grande economista formado em Harvard e professor titular da FGV. São coisas da política. Enfim, precisou sair.

Despedida

Nesta quarta (11) ocorreu a despedida do serviço ativo do Exército por parte do general Rêgo Barros, que é o porta-voz da presidência da República. Foi uma solenidade emocionante no Regimento dos Dragões da Independência. O porta-voz é da cavalaria.

Esteve presente o presidente em exercício, general Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa em exercício, o comandante do Exército general Pujol, já que o ministro Fernando Azevedo e Silva está na Suécia vendo o caça Gripen, avião que o Brasil comprou.

A grande notícia do dia

O crescimento da produção agrícola foi três vezes maior do que o crescimento da área agrícola. Isso significa aumento de produtividade desse setor tão pujante, atual, inteligente e moderno como é a agricultura brasileira.

A expansão da área foi de 2% e a expansão da tonelagem de grãos foi de 6,5%. A expansão da área foi na Bahia e no Mato Grosso. A soja caiu 3,6% e ainda sim a produção cresceu 6,4%.

Imagina que são 242 milhões de toneladas de grãos. Vai dizer para um europeu que no governo Collor, no início dos anos 90, a produção era abaixo de 60 milhões de toneladas e agora subiu para 242 milhões, ou seja, multiplicou-se por quatro. Ninguém acreditaria.

Essa é a pujança do campo brasileiro. Pena que a gente ainda não acertou no trigo: estamos com quase 5,5 milhões de toneladas de trigo, mas a gente precisa de 12 milhões de toneladas para comer o nosso pão.

Outra boa notícia

Segundo o SPC e os dirigentes lojistas, só 20% dos brasileiros utilizaram o cheque especial nestes últimos 12 meses. E só 8% deles usaram todos os meses. O juro é gigantesco.

PGR

Eu conversei com um diretor veterano membro do Ministério Público. Ele é diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) - que ofereceram aquela lista tríplice que não foi seguida pelo presidente.

Esse diretor me disse que foi uma puerilidade corporativa fazer isso, porque não tem nada previsto em lei, nem na Constituição - isso foi invenção do governo do PT. No entanto, esse mesmo diretor me disse que o presidente da República escolheu Augusto Aras – que nem votou nele – sem o conhecer, e que foi a melhor opção que o Bolsonaro poderia ter feito.

Falou também que Augusto Aras é moderado, estudioso, hiperativo trabalhador, discreto, conhecedor do seu trabalho e que o Ministério Público vai estar em boas mãos com ele.

O nome dele foi lido ontem (11) no Senado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, como indicação do presidente da República. E agora tramita normalmente, já há indicações de que ele vai ser aprovado depois da sabatina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]