• Carregando...
compliance
O que é compliance e por que ele é importante para os partidos.| Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Prossegue o que Bolsonaro chamou de briga de marido e mulher entre ele e o PSL. Só que briga de marido e mulher muitas vezes fica entre quatro paredes - essa já foi para fora.

O presidente deu uma entrevista importante para Cláudio Dantas, do Antagonista, explicando as razões de porque ele está criticando o partido. É por causa das eleições do ano que vem e talvez pelo mau uso do fundo partidário. Ele disse que recebe R$ 8 milhões e que nem todos os diretórios estão recebendo.

Bolsonaro falou também que tem de haver um comando estadual, porque senão o partido pode ter uma surpresa; e que a bancada é grande, mas tem que deixar de lado a vaidade, a arrogância e a petulância de alguns. Basicamente, a executiva do partido – que tem que mostrar que é diferente – impôs líderes na Câmara e no Senado que não foram eleitos.

Em uma palavra, Bolsonaro falou algo que eu gostaria de desenvolver aqui. O presidente disse que o partido tem que ser organizado e ter compliance e investir o fundo partidário em crescimento do partido e em eleições.

O que é compliance?

Compliance é adquirir a confiança da comunidade em que opera. E isso serve para todos os partidos. Compliance é mudar essa cultura partidária, estar comprometido com a comunidade, com a ética.

A administração de um partido tem que ser um exemplo de virtudes, não aquela administração de partido que só operava propina. Os partidos têm que ter transparência, legalidade e eficiência. Têm que ter órgãos internos de controle para receber denúncia, fazer auditoria em ações suspeitas que acabam expondo o partido.

É um compromisso com o eleitor, com a população e também com o dinheiro público que o partido usa.

As contas de Aécio

O TSE aprovou com ressalvas ontem (10) as contas da campanha de 2014 de Aécio Neves. Imaginem se ele tivesse sido eleito. Ele teria passado um mandato de quatro anos e só agora teria o veredicto das contas. Que coisa incrível...

Já existem muitos casos de prefeito e governador que só descobriram no fim do mandato que foram utilizados meios proibidos na lei eleitoral. Ou seja, a eleição foi ilegal. Não precisa mais ter TSE só para isso. Basta colocar uma autarquia para fazer eleição.

Há propostas de mudanças para que saia do TSE a investigação de contas de lavagem de dinheiro e de corrupção porque o tribunal não tem instrumentos para isso.

O TSE é um órgão burocrático de aprovação de contas. É risível e ridículo. Imagina o dinheirão e a energia que gastaram para levar quase cinco anos para examinar as contas do candidato de 2014.

Essa tal de saidinha...

Para festejar o Dia das Crianças vão soltar a mulher que matou a filha Isabella Nardoni. Vão soltar também Suzane Richthofen, que matou o pai e a mãe. Elize Matsunaga, que esquartejou o marido, também vai sair. Acho que está na hora da gente pensar um pouco sobre essas questões.

Canonização da Irmã Dulce

Domingo (13) é a canonização da Irmã Dulce. Vão para o Vaticano: o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o ex-presidente da República José Sarney; o procurador-geral da República, Augusto Aras, que é da Bahia. Também irão outros milhares de baianos.

Eu achei muito interessante as revelações do publicitário Nizan Guanaes, que é também um benemérito de obras sociais. Ele lembrou que Irmã Dulce ampliou o Hospital Santo Antônio, que hoje é imenso e que ela fez com o trabalho dela, apesar das restrições pulmonares que a debilitaram. Tinha um espírito fortíssimo.

Chegava o final do mês e ela tinha milhões para pagar e não tinha de onde tirar. Então as pessoas perguntaram: “Irmã Dulce, como é que a senhora faz?”. E ela respondeu: “Isso não é problema meu. Isso é problema de Santo Antônio, e eu deixo nas mãos dele”. Sabe quem era esse santo? Antônio Carlos Magalhães.

Então eu concluo que neste domingo durante a canonização um pouco de santidade também respinga no ACM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]