• Carregando...
inflação
Governo zerou imposto de importação de carne bovina desossada e congelada, e de outros alimentos| Foto: AENPR

A partir de agora está mais baixo o imposto de importação de aço para indústria da construção civil. Era uma demanda do setor para baratear o custo num momento de inflação provocada pela grande demanda e a oferta insuficiente de aço. A alíquota baixou de 10,8% para 4%.

Já para a importação de ácido sulfúrico, que é um insumo para a produção de fertilizantes, e de um fungicida muito importante o imposto foi zerado para atender o agronegócio.

Também foi zerado o tributo para importar milho em grão, que serve para ração de aves e de suínos principalmente; a farinha de trigo, que é para o nosso pão; biscoitos e bolachas; e carnes congeladas, como a bovina desossada e o frango em pedaços, como asa, peito e coxa, por exemplo.

É a pressão da inflação sobre os alimentos. O governo decidiu abrir mais o mercado para ver se a oferta maior ajuda a baixar os preços. Grandes redes de supermercados, por exemplo, poderão comprar no exterior a preço mais acessível.

Novo ministro de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro decidiu trocar o comando do Ministério de Minas e Energia porque parece que o ex-ministro Bento Albuquerque não conseguiu um diálogo que explicasse à direção da Petrobras que não é bom aumentar tanto o diesel. Tudo bem que a Petrobras tenha que atender ao interesse de seus acionistas, e o maior deles é o povo brasileiro, mas num momento como esse tem que atender o agro e os caminhoneiros que sofrem muito com esse aumento do diesel.

Nunca é demais lembrar que a Petrobras foi a petroleira que teve o maior lucro do planeta no primeiro trimestre. Ganhou da Shell, da Chevron, da Exxon e da chinesa. Só a União recebeu, no último balanço R$ 17,7 bilhões de dividendos.

No lugar de Albuquerque entrou Adolfo Sachsida, que vinha tendo um excelente desempenho no Ministério da Economia. Ele era secretário de Política Econômica. Depois criaram uma secretaria especial onde ele passou a administrar a Secretaria de Política Econômica, o Ipea e o IBGE. Ele é funcionário de carreira do Ipea.

É formado em Direito e Economia, doutor em Economia pela Universidade do Alabama, lecionou na Universidade do Texas e na Católica de Brasília. Sachsida é da inteira confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, que agora fica mais ligado ao Ministério de Minas e Energia. E, sobretudo, tem a confiança do presidente Bolsonaro, a quem ele vem acompanhando desde a campanha em 2018.

"Fora, Lula" em Juiz de Fora

O ex-presidente Lula esteve em Juiz de Fora (MG) nesta quarta-feira (11) e se deu mal. O povo de lá, muito marcado pela facada que o presidente Bolsonaro recebeu do Adélio Bispo em 6 de setembro de 2018, saiu para as ruas com bandeiras do Brasil para gritar "fora, Lula". Mas, enfim, foi uma escolha do candidato Lula. Faz parte do ano eleitoral, um ano cheio de emoções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]