• Carregando...
Indústria voltou a crescer após anos de estagnação.
Indústria voltou a crescer após anos de estagnação.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Talvez a melhor notícia do ano tenha sido o crescimento na economia brasileira de 0,4% que o IBGE divulgou. O melhor é que a economia foi puxada para cima pela indústria, que fazia muito tempo que não crescia: 0,7% neste segundo semestre. Se a gente projetar para o ano seria 1,2%, acima do que se espera. É uma boa notícia.

E mais: a indústria da construção pela primeira vez se recuperou desde janeiro de 2014. Estava lá no fundo junto com o caos de tudo deste país, caos econômico, financeiro, de emprego, moral - de tudo.

Estamos em recuperação e um sinal disso é que, na indústria, a Mercedes Benz retomou o segundo turno de trabalho que havia sido encerrado. Isso se deu por causa da demanda de ônibus. A Mercedes vai produzir mais quatro mil ônibus até o fim do ano: 30% de aumento na produção. A empresa já empregou cem pessoas e vai empregar mais.

Há uma demanda crescente também de caminhões, o que significa que há mais carga para transportar. Essas são boas notícias que vão se juntar com a reforma da Previdência, reforma tributária, a Lei de Liberdade Econômica, as privatizações, a modernização do Banco do Brasil e da Petrobras, a nova política de partilha e a de óleo de gás.

Tem muita coisa acontecendo nesse país e, sobretudo, a expectativa de investimento é muito grande. Também foi medida uma expectativa de crescimento, e isso é muito bom. Investimentos de mais 3,2% de crescimento efetivo segundo trimestre.

Orçamento

O presidente deve entregar ao Congresso até o dia 31 (esta sexta) a Lei Orçamentária e o projeto de lei do plano trienal que vai para 2021, 2022 e 2023. Esse plano que mostra todas as intenções do governo.

Enquanto isso...

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o deputado Eduardo Bolsonaro estão em Washington, na Casa Branca, para conversar com o presidente Donald Trump. Eduardo já recebeu a concordância de Trump para ser embaixador na capital norte-americana. Mas o deputado ainda não teve a indicação oficial encaminhada ao Senado por parte do presidente.

Os dois foram para os EUA para agradecer o apoio de Trump no G7, enquanto Macron estava fazendo aquela barulhada toda, e nós aqui no Brasil entramos nessa histeria de queimadas – que por sinal não ocorreram na floresta Amazônica, mas na Amazônia Legal em sua maioria. Grande parte do fogo estava na periferia em um bioma do Cerrado, que é muito rico, diga-se de passagem.

Vergonha nossa

Para nossa vergonha mais turistas foram assaltados em plena praia de Ipanema, na Vieira Souto no posto 9 - local que eu frequentei muito. Foram assaltados três turistas chineses. Um foi morto, outro ferido e o terceiro saiu ileso, mas roubaram tudo dele. Isso é péssimo no noticiário internacional.

Outra coisa ruim para nossa imagem foi a captura de uma brasileira com o chefe de uma grande organização de prostituição e de drogas na Espanha. Inclusive, ela explorava escravas do Paraguai. Algumas já foram liberadas.

A retomada!

A grande notícia de hoje foi a retomada e o afastamento daquela estagnação, já que tecnicamente a economia estava estagnada. É uma retomada com muita esperança depois de um período em que o estado brasileiro foi jogado ao chão econômica, financeira, gerencial e até moralmente. A consequência foi desemprego e recessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]