• Carregando...
Manifestante participa de ato público, em Brasília, usando máscara com crítica ao Congresso.
Manifestante participa de ato público, em Brasília, usando máscara com crítica ao Congresso.| Foto: Nelson Almeida/AFP

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga o uso da máscara no Brasil inteiro. Eu não entendi bem isso, ainda bem que vai para o Senado ainda. Somos 220 milhões de brasileiros e vamos ter que usar várias máscaras por dia.

A multa para quem não usar, segundo o texto, é de R$ 300. Isso é 50% do coronavoucher, o auxílio que se dá para quem está sem renda, mas se elas estiverem sem máscara já é menos 50% do valor. Os outros R$ 300 vão sobrar para comprar máscara [nota do editor: um destaque ao projeto aprovado pelos deputados confere a estados e municípios a definição do valor da multa que pode, portanto, variar para mais ou para menos].

Fizeram algumas ressalvas. Uma delas é: a população vulnerável que estiver sem máscara porque o Estado não forneceu não será multada. Isso é muito subjetivo. O projeto é uma maluquice.

Outra ressalva é: qualquer pessoa com algum tipo de deficiência não é obrigada a usar máscara como se o coronavírus distinguisse essas pessoas. A máscara será obrigatória em todos os estabelecimentos que recebem público.

Eu vi um sujeito correndo em uma estrada deserta de máscara. Qual era o estado do ar que essa pessoa estava respirando? A máscara devia estar toda úmida e grudenta. É preciso ter um mínimo de razoabilidade.

A máscara deveria ser necessária somente se você estiver em grupo ou recebendo alguma pessoa. É entendível se você estiver entrando em um ônibus ou trem, mas sozinho durante todo o dia não. É muita máscara e eu não sei se terá número suficiente.

Vírus afeta a língua portuguesa

O presidente da Anvisa, na sexta-feira (15), testou positivo para coronavírus. Na notícia que eu vi tinha essa informação e logo depois dizia que ele esteve com Bolsonaro em uma manifestação.

Estão tentando dizer que o presidente pode ter contraído a doença quando reportam isso. No entanto, os sintomas da Covid-19 demoram no máximo 15 dias para se manifestar, não tem como em 60 dias o presidente não saber que está com a doença.

Eu não sabia que o vírus afetava a língua portuguesa, porque o presidente da Anvisa fez um vídeo para justificar a ausência dele em um depoimento na Câmara sobre o combate ao coronavírus e usou duas vezes a palavra “protocolizados” ao invés de protocolados.

Eu vi outra notícia dizendo: “veja o que abre e o que fecha no feriadão em São Paulo”. Eu digo para vocês que nada abre e nada fecha porque o que fechou, fechou um dia antes. A notícia devia ser “o que não abre” ou “veja o que abre”.

Feriadão da Covid-19

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão fazendo milagres em São Paulo. Nem o papa Gregório, que fez o calendário, conseguiria isso. A cidade vai antecipar alguns feriados para aumentar o índice de isolamento social. Nas últimas 24 horas foram 324 mortes.

O feriadão será entre os dias 20 e 24 de maio. A antecipação foi do Corpus Christi, 11 de junho; e o da Consciência Negra, 20 de novembro. Para completar o governador quer tentar antecipar o dia 9 de julho, quando se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, a data máxima de São Paulo, para a segunda-feira próxima, dia 25 de maio.

Agora a Covid-19 se tornou séria. O Brasil está fazendo de tudo. É hora de os governadores cederem mais aos prefeitos, porque há municípios que não têm casos e podem voltar a ter atividade econômica, mas usando máscara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]