• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Agência Brasil

Estão aparecendo os resultados da aproximação promovida pelo presidente da República com os chefes dos demais poderes: o poder Legislativo, representado pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado; e o poder Judiciário, representado pelo ministro Dias Toffoli.

O presidente Bolsonaro tem falado muito bem de Dias Toffoli. Muita gente não está gostando porque está achando que o Supremo está se comprometendo com o poder Executivo. O fato é que a Constituição diz que os poderes são independentes e harmônicos, então, isso é harmonia em benefício do país.

Eu estou em Brasília há 43 anos - pode ser que a memória me falhe - mas eu nunca vi votarem em uma segunda-feira (3). Segunda é dia de feriado, fim de semana extenso para os legisladores.

Mas eles votaram na segunda-feira como resultado desse empenho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de não deixar morrer uma Medida Provisória - ela morreria ontem (3) se não fosse votada.

A MP trata de moralizar a Previdência. Há pessoas que fogem, que fraudam, que mentem e que falsificam. Vai ficar tudo aberto para que elas sejam pegas, portanto, vai dissuadir os mal intencionados e vão roubar menos da Previdência. É bom a gente lembrar que tem muita gente que deve muito à Previdência, mas já faliu e não dá nem para cobrar.

Enquanto isso, na Câmara dos Deputados

E o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está dando um aviso para ninguém viajar, porque tem que votar a reforma da Previdência. O Congresso entra em férias dia 18 de julho. As festas juninas do dia 24 afastam no geral os deputados e senadores do nordeste. Então, a ideia é votar depois disso, pelo menos a primeira das duas votações da Câmara da reforma da Previdência.

São necessárias duas votações na Câmara e no Senado porque altera a Constituição e tem que ter 60% dos votos. Na Câmara isso representa 308 votos necessários. Esses são os resultados dessa harmonia pregada na constituição entre os poderes são independentes e harmônicos.

Parlamentarismo?

Só para lembrar: os que não aceitaram a vitória nas urnas e querem tapetão sem motivo estão propondo parlamentarismo. O presidente da Câmara dos Deputados já cortou o barato dessa gente, Maia disse: “Não é hora de discutir mudança no sistema de governo”.

O nosso sistema é República Presidencial, isso foi decido em um plebiscito lá atrás - o qual eu participei.

Outras questões

O Pacote Anticrime está para ser votado. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, está em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, tratando de tráfico de drogas e do plantio de maconha no Paraguai para trazer para o Brasil. Ele deve estar tratando também do tráfico de armas e do contrabando de cigarros. É necessário tratar disso.

Os estudantes estão com 90% de frequência nas escolas - isso afetou até os estudantes do Bolsa Família. Nunca houve uma frequência tão grande como agora.

Parece que um espírito lá embaixo - que não é o mesmo espírito de cima das pessoas que vivem no Brasil fictício - no Brasil real as pessoas estão entusiasmadas. Antes, a frequência estava sempre na casa dos 80%.

Outra coisa: o dólar já está abaixo de R$ 3,90, a bolsa foi para 95 mil pontos, foram produzidos 21% a mais de carros e veículos em geral - que é a grande força da indústria brasileira - agora em maio. Está se percebendo que o Brasil está se recuperando daquela semeadura de pessimismo que foi tão grande. Agora os frutos são outros, não aqueles que semearam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]