• Carregando...
Encontraram uma nova função para cerveja: lavagem de dinheiro
| Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

Perigo pairando sobre Marcelo Odebrecht, que graças à delação premiada está cumprindo pena em casa. Nesta quarta-feira (31) a Justiça autorizou e a Polícia Federal realizou a 62º fase da Lava Jato.

O alvo foi empresa de cervejas Itaipava. Foram atrás do presidente do grupo, o senhor Walter Faria. Ele controla 38 contas na Suíça e se aproveitou da repatriação de capitais e repatriou R$ 1,4 bilhão.

Mas onde é que entra Marcelo Odebrecht nisso? É que a cervejaria era usada para lavagem de dinheiro da Odebrecht. Se o Marcelo não contou isso na delação premiada, ele pode perder o benefício.

Foram R$ 329 milhões lavados pela Itaipava para a Odebrecht, segundo o Ministério Público.

No mesmo dia...

A Polícia Federal pegou, enfim, o doleiro dos doleiros, Dario Messer,  que estava foragido há 14 meses. A ordem de prisão foi dada pelo juiz Federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro. O doleiro foi encontrado no bairro Jardins, um lugar chique de São Paulo.

Segundo consta, ele controla um banco no Caribe com 429 clientes, e uma rede de lavagem de dinheiro.

Por falar em prisão, somaram agora as penas do Sérgio Cabral - aquele que foi tão elogiado por Dilma e Lula - e ele está com 216 anos de prisão.

Ação no STF

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, entrou no Supremo pedindo explicações ao presidente Bolsonaro sobre o que esse falou do pai de daquele. O presidente da OAB não vai deixar a poeira baixar porque ele vai usar isso para ser candidato. Lula já se manifestou apoiando Felipe Santa Cruz.

Eu pergunto: será que algum advogado votou nele para ele ser presidente da OAB? O pior é que não. Os advogados votam para os presidentes seccionais. Para presidente nacional a votação é realizada por um conselho composto por representantes das seccionais da OAB.

Já aconteceu isso em Brasília quando o general Nilton Cruz - para impedir uma reunião na OAB - acabou causando uma projeção do presidente da Ordem, Maurício Corrêa, que se elegeu senador, depois foi ministro da Justiça e acabou presidente do Supremo. Vejam só...

Desmatamento

O presidente Bolsonaro disse que logo vai ser revelada a questão do INPE sobre o desmatamento da Amazônia.

Ele falou isso em Anápolis, onde assinava um contrato de mais um trecho da imensa ferrovia Norte-Sul que vai ligar o porto de Itaqui, no Maranhão, ao porto de Santos, passando pela região que tem o solo mais rico do Brasil, que é a que mais produz alimentos e mais exporta.

Eu não sei se já contaram isso, mas na verdade parece que compararam a área de risco de desmatamento de um ano com o outro. Risco de desmatamento não significa desmatamento. Dava 88%.

Por fim...

Houve um grande corte na Selic na quarta-feira (31) no Comitê de Política Monetária. Imaginava-se um corte de 0,25%, mas o corte foi o dobro: 0,5%. Caiu de 6,5% para 6%, e há possibilidade de novas quedas até o fim do ano. Foi um corte significativo. O Banco Central norte-americano, o FED, também cortou.

Para a gente lembrar: no governo Dilma a Selic estava em 14,25%. No início do governo Lula 26,5%.

É taxa básica de juros que faz com que as pessoas peguem menos juros. Esse é um mercado interbancário e os bancos são levados, adiante da pressão, a diminuir suas taxas de juros. Mas em alguns casos continuam com taxas estratosféricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]