• Carregando...
Eu vi nascer a lenda do Capitão Cueca
| Foto:

O deputado José Guimarães ficou conhecido como Capitão Cueca depois daquela agressão dentro do avião, coisa de pessoa mal educada. Eu queria dar meu testemunho porque eu estava naquele dia, no aeroporto de Congonhas quando aconteceu o episódio.

O secretário de José Guimarães estava levando um dinheiro que teria vindo do cofre do PT, que ia sofrer uma espécie de intervenção por parte de Tarso Genro. O dinheiro estava sendo distribuído pelos estados, aliviando os cofres do partido. Naquela época, o presidente do partido era José Genoíno.

O dinheiro que saiu por rodoviária deu certo, mas o dinheiro que saiu por Congonhas foi flagrado. Encontraram uma pasta cheia de dinheiro nacional, o que não é nenhum crime, mas era tanto dinheiro que foi solicitado que o portador fosse até o posto da polícia.

O delegado me contou que no posto da polícia pediu para ele sentar; mas ele não queria. O delegado insistiu; ele sentou. Foi nesse momento que o delegado percebeu que o secretário ficou alto demais na cadeira.

Com isso, o delegado deu a ordem: baixe as calças! A cueca dele estava cheia de notas de dólares. Esse foi o episódio que eu posso relatar porque eu estava lá e me contaram na hora.

Memórias do herói Villas Bôas

O general Villas Bôas foi transferido do hospital das Forças Armadas para o Hospital Sírio Libanês. Ele está com ELA (esclerose lateral amiotrófica), que é uma doença progressiva e degenerativa. Provavelmente está em estado grave.

Eu queria dizer aqui a pedido da família: registrei entrevistas com ele, memórias dele, para que eles fiquem compondo a história contemporânea do Brasil, porque foi um herói. Esses materiais vão constar no acervo do Instituto Villas Bôas, que será um instituto para pensar o país. Provavelmente o lançamento vai ser no início de dezembro.

Estão perdendo a boquinha

O PCdoB está com 55 emendas procurando alterar a Medida Provisória que cortou a renda da UNE, instituindo a carteira estudantil gratuita. Esse era um grande rendimento da UNE e eles usavam isso para financiar as grandes manifestações que faziam.

Foi a mesma coisa que aconteceu com o MST; depois que se cortou o fornecimento de dinheiro, não houve mais invasões. Os partidos, depois que deixaram de pegar dinheiro da Petrobras, do Ministério do Trabalho e dos outros, estão querendo pegar dinheiro do fundo eleitoral. Mas não se pega mais dinheiro de negociata de empreiteiras, de Petrobras, empresas públicas e bancos públicos. Essa é uma transformação que a gente está vendo no novo Brasil.

Os partidos não mandam mais em estatais e nem em ministérios porque quem manda é aquele que recebeu os votos da maioria para chefiar o poder Executivo - e está havendo uma chefia desse poder.

O poder Executivo não está se metendo no poder Legislativo e nem no Judiciário. Está havendo uma mudança. Estamos caindo em uma democracia, digamos assim, e é muito bom.

Podemos alimentar o mundo

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é do ramo e conhece o ramo. Ela andou pelos países árabe e agora está saindo da Alemanha e indo para a Suíça, garantindo um mercado que nós já temos, mas que pode crescer bem mais.

A agroindústria brasileira tem condições de abastecer e alimentar o mundo e de continuar trazendo divisas para o Brasil. O setor agrícola e pecuário é que tem sustentado este país e suas contas externas.

Eu creio que o trabalho da ministra vai incrementar ainda mais o comércio internacional dos nossos produtos agrícolas. Tem tanta gente que bate no setor agrícola - talvez não saiba que a comida não sai do supermercado e sim da terra.

Cada vez mais a gente tem uma produtividade maior. A produção cresce muito mais do que a área plantada, portanto, está aumentando a produtividade. Por isso, registro o débito que tem esse país para com o setor agropecuário. Tomara que o país saiba administrar bem todas as necessidades desse setor.

Aqui na minha cidade eu visitei uma indústria de primeiro mundo cujos equipamentos que ela produz, que são de aço, praticamente estão a bordo das colheitadeiras não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]