• Carregando...
Primeiro-ministro da Índia Narenda Modi: país asiático tem mais casos de Covid que o Brasil, mas a metade do número de óbitos.
Primeiro-ministro da Índia Narenda Modi: país asiático tem mais casos de Covid que o Brasil, mas a metade do número de óbitos.| Foto: Alan Santos/PR

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ligou para o presidente da República, conversou sobre a CPI da Covid e publicou a conversa. Segundo Bolsonaro, não houve autorização para a divulgação do diálogo. O parlamentar disse que a autorização foi concedida.

Eu imagino que a coisa mais comezinha da ética, do respeito e do caráter é perguntar ao interlocutor logo no início da ligação se a conversa pode ser gravada e no final perguntar se pode divulgar.

Deve-se fazer isso com qualquer pessoa. Mas quando a ligação é com o presidente da República então, esse cuidado tem que ser ainda maior. Ele é o chefe de Estado e o comandante supremo das Forças Armadas.

Quando se sabe que uma conversa vai ser gravada, todos nós adotamos uma linguagem mais formal e com menos abertura para interpretações dúbias. Uma conversa com um amigo é diferente de uma conversa formal com um juiz, por exemplo.

Quem tem poder tem responsabilidade

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) conseguiu assinaturas suficientes para apresentar o seu pedido de CPI da Covid. O objetivo é investigar, além do governo federal, também estados e municípios. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que quer focar só no presidente da República, conseguiu 34 assinaturas para abrir a comissão; Girão tem 37.

É interessante ter uma CPI somente para investigar o governo federal sendo que a força maior de combate à pandemia ficou com os prefeitos e governadores.

Isso ficou mais claro ainda na semana passada quando o STF decidiu que decretos municipais e estaduais podem restringir cultos religiosos presenciais durante a pandemia. O Supremo deixou claro que eles estão acima da Constituição e Bolsonaro está abaixo. Quem tem poder tem responsabilidade.

O Regimento Interno do Senado, no artigo 146, determina que não pode haver uma CPI que envolva a Câmara Federal, Poder Judiciário e estados. Portanto, o corpo jurídico do Senado está examinando a legalidade da abertura da comissão de Girão.

Índia tem mais casos de Covid e menos óbitos

A população da Índia é de 1,3 bilhão de habitantes e só agora o país ultrapassou o Brasil em número de casos de coronavírus, tornando-se a segunda nação com mais infectados do mundo.

Mas quando se trata do número de mortos são 170 mil na Índia contra 353 mil no Brasil. Ou seja, menos que a metade. A grande pergunta: por que diante de uma população tão grande, com toda essa aglomeração, há um número tão pequeno de mortos?

É preciso entender o que eles estão fazendo de diferente. E o que dá certo é tratar imediatamente ao primeiro sintoma da Covid.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]