• Carregando...
indústria
Embraer é um dos orgulhos da indústria nacional. Fabrica de aviões a jato até protótipos de carro voador| Foto: Divulgação/Embraer

A chuva aumentou na Bahia e as inundações também. O presidente Jair Bolsonaro, antes de sair para o seu descanso de fim de ano, recomendou aos ministros envolvidos o maior cuidado e os auxílios possíveis para o pessoal que ficou desabrigado no sul da Bahia.

Bolsonaro está na ilha de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. É uma bela cidade colonial portuguesa. Morar lá era o sonho do meu pai. Eu nunca fui, mas ele nos recomendava que deveríamos ir. Minha irmã ainda me disse um outro dia que não quer morrer sem conhecer São Francisco do Sul.

Fica na baía de Babitonga, e na ponta da ilha, voltada para o oceano está o forte Marechal Luz, onde o presidente da República está hospedado com sua mulher, dona Michelle, e a filha do casal, Laurinha. Ele já esteve lá no carnaval deste ano. Fica também pertinho de Joinville, na extremidade oeste da baía de Babitonga, um belo lugar turístico.

O forte fica aberto ao turismo e lá tem uma série de chalés, que estão servindo de colônia de férias para o exército. E é um desses chalés que o presidente está ocupando.

Orgulho da nossa indústria

Eu queria falar sobre o orgulho de termos no Brasil uma indústria como essa que temos. Indústrias que tem fábricas no mundo inteiro, produtos distribuídos para o mundo inteiro, e se destacam pela tecnologia.

Veja, por exemplo, a Embraer, que coloca aviões em todas as partes do mundo. É a maior fabricante mundial de aviões para voos domésticos ou de percurso médio. Além de fabricar o KC390, esse grande avião de transporte militar, além de aviões agrícolas e agora até protótipos de carros voadores.

A Petrobras não se destaca só por produzir gasolina e refinar petróleo, mas principalmente pela tecnologia de tirar óleo das profundezas do oceano, lá do pré-sal.

Temos acho que a maior indústria do mundo de ônibus. Pega a Marcopolo, a Caio e a Comil, e a gente tem a maior produção do mundo de ônibus. Temos canos e conexões Tigre, que estão presentes no mundo inteiro também.

A Agrale que fabrica trator, caminhão, jipe... É a única indústria genuinamente nacional, no Rio Grande do Sul, que produz caminhões. E vende para o mundo inteiro. E mais a Weg e a Elgin, que são produtoras de motores e máquinas, e a Braskem, que é referência na área de petroquímica.

Sem falar na indústria bélica moderníssima, que produz mísseis aqui no Brasil. Como vocês sabem, mísseis são foguetes inteligentes. A Siatt e a Avibras, que abastecem com esses equipamentos, as forças armadas no mundo inteiro.

Então, um país que tem essas indústrias e muito mais, que tem essa capacidade e tecnologia para produzir o que produz, eu fico pensando por que esse país não está entre as cinco maiores potências do mundo? É porque tem alguma coisa que prejudica o empreendedorismo do brasileiro na legislação, nos tribunais, na burocracia, nos governos inchados e nos políticos, não é isso?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]