• Carregando...
Protesto contra o presidente Jair Bolsonaro na cidade de Curitiba (PR), neste sábado (29).
Protesto contra o presidente Jair Bolsonaro na cidade de Curitiba (PR), neste sábado (29).| Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Nesse fim de semana, manifestações por todo o Brasil contra o Presidente da República. Avenida Paulista com muita gente, Esplanada dos Ministérios com um público relativo. Em Recife, houve confronto com os policiais e uma pessoa que não tinha nada a ver com a manifestação perdeu o olho esquerdo. Aliás, na Argentina, em Rosário, a polícia provincial de Santa Fé entrou em confronto com manifestantes. De qualquer forma, o que fica evidente com essas notícias é que pode haver manifestações, desde que com distanciamento e uso de máscara. E isso, provavelmente, melhor, com certeza, pode ser aplicado também em resposta a prefeitos e governadores que querem fazer lockdown. Diante dessas notícias, desde que haja distanciamento e uso de máscara, não haveria problema.

Toffoli vota em causa própria

O outro registro que eu queria fazer aqui: todo mundo se pergunta como é que o Ministro Toffoli pode votar em benefício próprio lá no Supremo Tribunal Federal. Foi uma decisão que tornou sem efeito a delação premiada de Sérgio Cabral quando envolve o Ministro Toffoli. Segundo Sérgio Cabral, Toffoli, assim como juízes do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, teria participado de sistema de recebimento de propina. Só que Toffoli decidiu sobre si mesmo: uma coisa inédita, incrível, extraordinária, as pessoas ficam se olhando, onde é que estão os princípios. É incompreensível. A gente não entende, porque vive dentro de certos princípios mínimos, de ética e valores. Fica o registro.

Revolução no transporte ferroviário

E um fato que merece aplauso. Um trem, uma composição ferroviária, saindo de Rio Verde rumo a Santos, saiu ontem, vai chegar a Santos depois de amanhã, 120 vagões com soja, é uma viagem de experiência da Rumo. Sai com 40 vagões de Rio Verde, pega mais 80 vagões em São Simão e vai para Santos. Um país que tinha carência de trilhos - isso é uma vergonha, uma burrice estratégica, um país desse tamanho não ter trilho – e agora estamos recuperando uma rede ferroviária, a começar por carga, depois, um dia virá o transporte de passageiros. Para a gente dormir num trem confortável, ter um restaurante dentro de um trem confortável. Essas coisas. Então fica aqui o registro dessa viagem de mais de 1.000 km desse trem.

Brasileiros esperam leito para cirurgias eletivas

E um outro registro é que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular registra que 60 mil cirurgias por ano, cardiovasculares, foram suspensas, estão esperando (são eletivas, mas necessárias), por falta de leito hospitalar e de material para cirurgia. Enquanto isso, só neste ano já morreram 115 mil brasileiros de doenças cardiovasculares.

Índio quer autonomia financeira

E, por último, o registro de quando o Presidente da República esteve lá em São Gabriel da Cachoeira, na região lá da Cabeça do Cachorro (Amazonas), conversando com brasileiros da etnia Yanomami, brasileiros cujos ancestrais são mais antigos que os nossos, aqui no Brasil. E aí o presidente perguntou para eles o que eles querem, e eles responderam: querem wi-fi, conexão para internet. Quando eu era jovem, tinha uma marchinha de Carnaval “Índio Quer Apito”. Depois, na minha idade adulta, o índio queria parabólica. Hoje ele quer outras fontes de informação. Ele não quer ser enganado, quer se integrar. Ele quer autonomia financeira também. Por isso, eles pediram ao presidente e é isso que o governo federal está fazendo nesse momento, ligando o Nordeste, ligando as áreas mais isoladas do país, via internet. Agora mesmo se anuncia que 27 mil quilômetros de rodovias federais terão 5G permanentemente. É o Brasil se conectando, e aí fica cada vez mais difícil enganarem a gente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]