• Carregando...
Manifestação pró-Bolsonaro em Belém (PA), em 01/05/2021
Manifestação pró-Bolsonaro em Belém (PA), em 01/05/2021| Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Começo o comentário de hoje com uma boa notícia. Sabe aquela quadrilha que assaltou o Bradesco em Itajaí, há uns dois, três anos? Foram condenados a um total de 263 anos. Pena máxima para todo mundo. São nove. Um ainda está sendo procurado. Oito já estão atrás das grades.

É uma boa notícia lembrar que o crime não compensa. Quando a gente vê respiradores roubados. Trezentos respiradores comprados desaparecidos. Estão investigando no Pará, Amazonas, São Paulo, Bahia. A gente fica triste quando sabe que tem gente precisando de respiradores. Gente que pagou impostos que compraram os respiradores. E gente que está usufruindo do dinheiro destes respiradores por facilidades que a emergência está propiciando. A polícia tem que ir atrás e pegar essa gente.

Manifestações de 1º de maio

Eu nunca tinha visto um 1º de maio como foi esse sábado. Eu nasci em 1940. Ainda peguei um restinho da ditadura Vargas fazendo grandes festas na data no estádio São Januário, do Vasco. E depois, no segundo governo Getúlio, eu lembro das festas nos círculos operários. Mas nunca vi nada igual ao sábado. Foi uma apoteose na Avenida Paulista, totalmente cheia, na Esplanada dos Ministérios, em Copacabana.

Foi uma demonstração daquele de onde emana o poder. O primeiro artigo da Constituição diz que todo poder emana do povo. Não é da mídia, é do povo. E o povo expressou, em primeiro lugar, censura ao Supremo, em segundo lugar, apoio ao presidente, em terceiro lugar, pedido de voto auditável, em quarto lugar, os gritos de “eu autorizo”, dizendo que a fonte de poder está transferindo o poder ao presidente da República para fazer o que for necessário para que as pessoas não saiam mais da Constituição. Porque a Constituição tem tido alta frequência de desrespeito. Estão desrespeitando direitos constitucionais de uma cláusula pétrea, que a própria Constituição diz que não pode sequer ser abolida em uma emenda. Mas aboliram.

Fica aqui o registro da manifestação popular. Ninguém fez propaganda em órgãos tradicionais da mídia, ninguém anunciou, ninguém falou, a não ser nas redes sociais. E foi essa surpresa, essa explosão de manifestação de pessoas de todas as idades que saíram de casa para se expressar.

El Salvador e a defesa da Constituição

O Congresso de El Salvador destituiu no sábado a Câmara Constitucional porque violou a Constituição porque anulou a decisão do presidente da República sobre a pandemia. Foram cinco magistrados incluindo o presidente do Supremo.

Um esforço diplomático

Por fim, queria registrar o trabalho que teve o presidente da República. E vamos fazer Justiça. Foi o então secretário de Comunicação Fábio Wajgarten que levou ao presidente as preocupações sobre o motorista do então jogador do Spartak Fernando, que agora está na China.

O motorista levava para o sogro do jogador o remédio Mytedom, o cloridato de metadona, que é para dor. E também serve para as pessoas que estão passando por desintoxicação de droga. Mas no caso era contra dor. Ele é liberado no Brasil e custa baratinho, mas na Rússia é proibido e ele pegou uma pena de três anos de prisão. Já estava há dois anos na prisão. O presidente entrou nessa, o Itamaraty, o prefeito de Moscou, o jogador Felipe Melo, e por fim Putin. Conseguiram um perdão para ele, voltando ao Brasil nessa semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]