• Carregando...
Arthur Lira (PP-AL) venceu a eleição da Câmara: novo presidente
Arthur Lira (PP-AL) venceu a eleição da Câmara: em seu primeiro ato como presidente, determinou a nulidade do bloco que apoiava Baleia Rossi, o que altera a formação da Mesa Diretora.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Já começou aquela história que vocês conhecem muito bem: pequeno partido que não tem voto em plenário recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF). O PDT já recorreu ao Supremo, entrou com uma medida de segurança, que já está com o relator Dias Toffoli, que deu 10 dias para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicar por que o PDT não ficou na mesa diretora. É estranho isso porque, afinal, a eleição da mesa diretora vai ser agora, às 10h da quarta-feira (3).

Mesa diretora é composta, além do presidente, por:  1° vice-presidente, 2° vice-presidente e tem 1° secretário, 2°, 3° e 4° secretários. O 1º secretário é um diretor administrativo da Câmara, o 2° trata de assuntos consulares (passaporte, viagem para o exterior) o 3° secretário trata da frequência, das licenças, o 4° secretário trata do auxílio moradia e apartamentos funcionais. Então fica todo mundo de olho aí nessa escolha.

Os dois presidentes, recém-eleitos, cada um deles fez mais que o dobro dos votos do segundo lugar, nem precisou de segundo turno. Os dois presidentes já estão se encontrando para marcar a pauta do Brasil, a pauta que o Brasil precisa e que ficou parada porque os dois, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), estavam interessados em suas próprias ambições de poder. Então essa pauta vai voltar agora.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, está feliz com isso, querendo colaborar, ofereceu o que é mais urgente. Já estamos no 34° dia do ano e não temos orçamento ainda.

A frente contra Bolsonaro diluiu-se

Diluiu-se o sonho de alguns de que a frente contra Bolsonaro, de votos em Baleia Rossi (MDB-SP), fosse servir para a eleição de 2022. A frente diluiu-se, foram 145 votos.

Se o Rodrigo Maia cumprisse a ameaça de pegar um dos mais de 50 pedidos de impeachment, todos sem fundamento, e jogasse para votar, teria uns 135 votos, quando são necessários 342. São ilusões que são vendidas as pessoas e as pessoas se enganam com isso.

Teve uma série de outros candidatos na Câmara que tiveram menos votos. O campeão desses candidatos menores foi Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos. Depois teve e Luiza Erundina (PSOL-SP) com 16 e outros menores. O Marcel van Hattem (Novo-RS) teve 13, e o Kim Kataguiri (DEM-SP), que dizem que fez um excelente discurso como candidato, teve dois votos e aí perguntou nas redes sociais “quem foi que votou em mim?”, porque ele voltou nele. Bom.

É hora de pensar no Brasil na Câmara e Senado

Os dois novos presidentes estão dispostos a não pensar em si, mas representar a Câmara e o Senado, que são representantes do povo, e defender as pautas prioritárias do Brasil com harmonia. Harmonia entre eles e harmonia com os outros poderes, principalmente com o presidente da República. Harmonia que já está começando com reunião entre eles.

Sem recurso para Lula

E o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que rejeitou mais um recurso da defesa de Lula. É do caso em que Lula foi condenado já duas vezes, no tríplex de Guarujá. Interessante que foi condenado em duas instâncias e ainda foi para Cuba, passou uma temporada grande lá.

O ministro Lewandowski, do Supremo, tinha autorizado a defesa de Lula a usar aquelas mensagens obtidas criminosamente – tanto que os autores da invasão estão respondendo a processo, foram presos, etc – a usar aqueles diálogos, aquelas trocas de mensagens entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato, comandados por Deltan Dallagnol.

Mas a quinta turma do STJ rejeitou. Eu não li o teor inteiro, mas provavelmente é porque é de origem criminosa. Prova de origem criminosa fica complicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]