• Carregando...
Não tem saída: é uma questão prática
| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Reforma da Previdência na pauta. Eu fico lembrando dos tempos de Temer em que estava dando tudo certo e aí chamaram o Joesley. Será que não chamaram o tal do The Intercept exatamente para ver se não dava certo a reforma da Previdência, as outras reformas e a Lava Jato principalmente? Só que não está dando...

O apoio popular ao ex-juiz Sergio Moro e a reforma da Previdência são visíveis nas ruas. Eu não olho mais essas pesquisas de opinião porque depois do que eu vi nas eleições eu fiquei com o pé atrás.

A gente vê que os partidos estão quase unânimes. O PT e o Psol contra; o PSL, o PSDB, o DEM, o MDB e outros partidos votaram para reformar realmente a Previdência. Alguns partidos se dividiram, como o PDT e o PSB. Mas não tem saída: é uma questão prática.

Há uma presença muito grande de deputados, isso é louvável. Há um trabalho muito grande do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que é louvável também.

Em cima da proposta do presidente Bolsonaro de mudar a Previdência para que ela consiga sobreviver e existir em um momento em que as pessoas estão vivendo mais e tem mais recursos médicos para trabalhar por mais tempo. Senão a conta não vai fechar: tem cada vez mais aposentado e cada vez menos gente contribuindo para Previdência.

Outras boas notícias

A inflação de junho foi de 0,01%. Uma coisa incrível. Isso aconteceu graças aos transportes e à alimentação que seguraram a inflação. Neste ano, o total no semestre fechou com 2,23%. Se eu pensar que há alguns anos a inflação era de 84% ao mês, e agora em seis meses é de 2,23% é uma grande conquista.

O Banco Central já até pode cortar a Selic que é a taxa básica de juros, talvez ela caia para 5,5% ou para 5,0% ao ano.

A outra boa notícia é que foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, no Senado, um projeto de lei que obriga fazer uma avaliação periódica do desempenho do funcionário público - ou melhor dizendo, o funcionário do público.

O projeto prevê a avaliação da produtividade, a frequência, a assiduidade e a competência. Com isso, vão ser demitidos os que não servem para servir o público. O projeto já vai para plenário com carimbo de urgente.

Outra questão

Duas reformas tributárias estão sendo tratadas nesse momento. Elas são mais ou menos parecidas. A de Paulo Guedes, que está na Câmara já formando Comissão para tocar para frente, e a do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que os senadores assinaram.

Ambas falam de imposto único, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que pacifica - com algumas alíquotas diferenciadas - a famosa guerra fiscal que atrapalha o sistema tributário, porque os estados querem o melhor para si.

Os estados e os municípios estão quebrados - não todos, graças a bons administradores. Mas, enfim, essas reformas vêm no momento em que se pede socorro a um país que, depois do governo Dilma, estava com 12 milhões de desempregados. Está na hora de estimular isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]