• Carregando...
Como ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro teve acesso a informações privilegiadas que agora pode usar na recuperação da Odebrecht e da OAS, clientes da empresa que lhe ofereceu emprego.
Como ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro teve acesso a informações privilegiadas que agora pode usar na recuperação da Odebrecht e da OAS, clientes da empresa que lhe ofereceu emprego.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Há uma semelhança muito grande entre os roubos na Caixa Econômica Federal de Araraquara (SP), há uma semana, e no Banco do Brasil de Criciúma (SC), na madrugada da última terça-feira (1º).

O modus operandi é o mesmo: um ataque maciço com muitos bandidos organizados, que obstruem as saídas do Batalhões de Polícia com veículos incendiados. Houve tiroteio entre os assaltantes e a polícia.

Em criciúma, os assaltantes não conseguiram explodir 200 quilos de dinamite e precisaram deixar o que sobrou dentro da agência. Na fuga, parte do dinheiro roubado ficou espalhado pela rua.

Não sei se isso foi para testar a honestidade das pessoas, mas o fato é que quatro homens foram detidos por furto do dinheiro abandonado. Policiais encontraram mais de R$ 810 mil com eles. As cédulas deveriam ter sido entregues às autoridades. É péssimo perceber que tem pessoas que só esperam uma oportunidade para roubar.

Agora é a hora de a polícia dar uma resposta a esse crime. Muita gente acha que esses assaltos a banco são consequência das constantes apreensões recorde de drogas, principalmente pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Rodoviária Estadual do Paraná.

Como a mercadoria lucrativa do crime não está chegando, eles precisam de caixa e cometem os roubos a bancos. É preciso que a lei continue fazendo seu trabalho e punindo quem comete esses crimes.

Vitória do PSDB em SP é mérito de Bruno Covas

O tucanos paulistas afirmam que a vitória de Bruno Covas em São Paulo é mérito dele. Ele conseguiu a reeleição na prefeitura mesmo tendo que carregar o peso de João Doria, que tem muita rejeição na capital paulista. O prefeito foi vice do governador em 2016.

Covas agora pensa em aproveitar o capital político que amealhou nessa eleição para reorganizar o PSDB, que está enfraquecido. O partido continua sendo grande, mas perdeu espaço. Em 2016, ganharam sete prefeituras e em 2020 ficaram somente com três.

Fake news de João Doria

E vejam só essa: antes do primeiro turno, João Doria afirmou que não iria endurecer as medidas de combate à Covid-19 no estado depois das eleições e disse que essa afirmação era uma fake news. Ele ainda repudiou a disseminação de notícias falsas.

Na última segunda-feira (30), o governador anunciou que iria aplicar mais restrições à circulação de pessoas na cidade de São Paulo para combater a disseminação do coronavírus. Ou seja, ele propagou uma fake news lá atrás depois de dizer que repudiava essa ação.

Moro na iniciativa privada

O ex-ministro e juiz Sergio Moro foi contratado como sócio-diretor de uma empresa dos Estados Unidos com atuação no Brasil. Trata-se da consultoria Alvarez & Marsal, que é especializada em recuperação de outras empresas.

Entre seus clientes estão as empreiteiras Odebrecht e OAS — as duas foram investigadas na Operação Lava Jato. São empresas das quais Moro teve informações privilegiadas enquanto era juiz, mas ele nega haver algum conflito de interesse.

Eu acho que era o caso dele não aceitar o emprego se essas empresas são clientes da Alvarez & Marsal. Moro justifica que, sendo consultor da Odebrecht e da OAS, ele irá ajudar que elas façam a “coisa certa”. Eu, no lugar dele, não faria isso.

Como ele aceitou o cargo, provavelmente não irá disputar a corrida presidencial em 2022. Isso era uma preocupação para Jair Bolsonaro e agora será um a menos a trabalhar para a oposição.

Recuperação econômica

A balança comercial teve em novembro um superávit 4,7% maior que o do mesmo período do ano passado. Neste ano o superávit atingiu US$ 51 bilhões, 22% a mais que no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]