• Carregando...
Esse decreto ainda tem muito o que correr
| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Estão discutindo no Congresso se passa ou não o decreto das armas do presidente, Jair Bolsonaro. Começou no Senado: um decreto legislativo para se contrapor ao decreto presidencial. Não sei o que vão fazer, porque já passou em uma Comissão, por 15 a 4. Foi para o plenário, agora vai para a Câmara. Tem muito que correr.

Mas é bom que os nossos representantes não esqueçam que nosso direito natural, além do direito à vida, é o direito à defesa. Nós temos o direito de nos defender.

Todo mundo sabe que ninguém invade os Estados Unidos e ninguém invade a Suíça porque os cidadãos estão prontos para receber os invasores. Para defender o país. Nós temos aqui o Ministério da Defesa.

Só para a gente pensar nisso. Um país com tanto crime. Agora mesmo a gente vê: o crime do marido da deputada Flordelis, que foi assassinado pelo filho; viu também o médico que matou a tia com uma injeção letal; o pai que matou o filho de sete anos; a mãe esquartejou o filho. Por isso, a gente tem que tomar cuidado nesse país que está tão violento.

Outra questão

Estão discutindo também se derrubam um veto do presidente a um ponto daà lei que abriu os céus brasileiros para companhias estrangeiras em voos domésticos, para criar concorrência. Bolsonaro vetou um jabuti que o Senado colocou, que isentava bagagens de 23 quilos em avião grande. Querem derrubar esse veto.

Só para lembrar. Quem paga a bagagem isenta? Todos. Agora, quem paga a bagagem cobrada? Só quem leva a bagagem. Entenderam? O custo da passagem se dilui entre todos: se alguns pagam a sua própria bagagem, quem está sem bagagem não vai precisar pagar uma parte da bagagem do outro.

Além do que, as companhias de baixo custo estão apostando nisso.

MP virou lei

Houve também a sanção da Medida Provisória, que virou lei, para combater as fraudes na Previdência. São muitas fraudes, milhares: significam bilhões para os cofres.

Vocês lembram que doze senadores votaram contra, ou seja, doze senadores votaram a favor da fraude. Que coisa incrível. Não seria inacreditável se não fosse o país em que as pessoas saem para rua para defender corrupto condenado.

Só para lembrar: na Avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, puseram pneus queimando na última sexta-feira para evitar que trabalhadores fossem cumprir os seus deveres de trabalho.

A fumaça invadiu um ônibus que estava passando, uma senhora inalou essa fumaça e ela morreu na segunda (17) à noite por causa dessa inalação. Uma trabalhadora que estava indo para o trabalho, tentaram impedi-la de ir ao trabalho e ela deixa oito filhos sem mãe. Uma senhora de 53 anos.

Agronegócio

Saiu na terça-feira (18) o Plano Safra. Ele é um crédito para a agricultura independentemente do tamanho do negócio. Foram liberados R$ 225 bilhões, e mais um subsídio de R$ 1 bilhão - valor recordista - para o seguro rural.

O seguro rural é muito importante porque a agricultura é uma atividade de extremo risco, porque depende do clima.

Só para registro

O novo presidente do BNDES vai ter por missão trabalhar pelas privatizações, mas também abrir a famosa caixa preta para ver quem é que estava por trás desse desvio para financiar Cuba e a Venezuela. O banco é para o desenvolvimento nacional, não internacional. É dinheiro para desenvolver o Brasil.

Gustavo Montezano tem 38 anos. Eu percebi que os outros colegas dele são jovens também. O Pedro Guimarães, presidente da Caixa, tem 47. O Roberto Campos Neto, do Banco Central, tem 49. O Marcelo Augusto Dutra Labuto, do Banco do Brasil, tem 46.

E são todos da equipe de Paulo Guedes, muito ligados a ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]