• Carregando...
Ciro vai para a sua quarta candidatura presidencial
Ao lado da esposa Giselle, Ciro Gomes discursou para filiados na convenção nacional do PDT.| Foto: Mariana Alves Fotografia/PDT

Nesta quarta o PDT homologou a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República, numa convenção em Brasília. E nesta quinta, em São Paulo, o PT vai homologar a candidatura de Lula a presidente e Alckmin a vice. Lula não estará presente, porque é um evento meramente protocolar. As convenções são assim. Estou em Brasília há 46 anos e ouço isso desde sempre: a convenção é para confirmar o que foi decidido na véspera, entre os cabeças do partido.

Lula está em Pernambuco. Acho que está preocupado com os candidatos de lá, com o problema entre o PT e o Partido Socialista Brasileiro, e deve estar tentando botar água fria na fervura. Eu vi a chegada dele, bem discreta, praticamente só algumas pessoas que estavam juntas ali. Depois ele pretende ir para o interior de Pernambuco.

Ciro Gomes, na convenção, disse que vota em Lula quem não quer Bolsonaro, e vota em Bolsonaro quem não quer Lula. Com isso, ele quis dizer que este não é um voto positivo, e sim um voto de rejeição. Então, ele apareceria como alternativa aos dois. Eu entendo a estratégia, mas acho que o enunciado não está completo. Quem vota em Lula adora tanto o Lula que não quer nem saber o que aconteceu nos 14 anos de governo do PT – e morre de medo de Bolsonaro. Já o que vota em Bolsonaro é quem aprova seus três anos e meio de governo, adora Bolsonaro e tem medo de que Lula volte ao governo, faça a mesma coisa e até mais. Aí, sim, está a definição do eleitor de um e de outro. Se a intenção de Ciro foi se apresentar como terceira via, isso só confirma que a real importância é dos dois.

Rigidez do Mercosul atrapalha desejos de livre comércio do Uruguai

Por falar nisso, Bolsonaro não foi à reunião do Mercosul – que é um futuro de burocracia, nunca será uma União Europeia – e ficou em Brasília, foi ver o jogo à noite. No fundo, essa história de Mercosul deixa o Uruguai oprimido entre Brasil, principalmente, e Argentina. O Uruguai está tentando uma saída como fez o Chile. O Chile, espremido entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico, fez acordos comerciais, assinou tratados com países asiáticos no tempo de Pinochet e dos “Chicago Boys”, e foi em frente. Ganhou muito com isso.

Se as pesquisas dão como certa a vitória de Lula, por que o desespero dos petistas?

Estou vendo que quem não está acreditando nas pesquisas eleitorais são os que apoiam Lula, porque a mídia apoiadora de Lula, e em campanha contra Bolsonaro, está cada vez mais desesperada – assim como os militantes da candidatura Lula. Porque se Lula já ganhou, como mostram as pesquisas, pra que se preocupar com Bolsonaro?

Inflação americana e britânica logo será maior que a brasileira

E, por falar em preocupação, vocês viram que a inflação no Reino Unido e nos Estados Unidos é a maior dos últimos 40 anos? E daqui a pouco está maior que a brasileira, chegando a 10%. Só que nós, brasileiros, estamos acostumados com ela e sabemos como lidar. Eles não sabem, tanto os consumidores quanto os empresários e investidores.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]